Grand National pode ser adiado após a morte de Príncipe Philip aos 99 anos

O Grand Nacional, tradicional corrida de cavalos do Reino Unido, pode ser adiado devido ao falecimento do Príncipe Philip nesta sexta-feira, 9. Os organizadores da corrida mais famosa do mundo, programada para ocorrer neste sábado, ainda não definiram se o evento será realizado ou suspenso. Uma definição deverá ser confirmada nas próximas horas.

A informação sobre a morte do duque de Edimburgo aos 99 anos, acaba de ser anunciada. O príncipe era membro honorário do Jockey Club desde 1947. Ele também acompanhou constantemente a esposa Rainha Elizabeth II, proprietária de alto nível e criadora dos melhores cavalos de corrida. Além disso, o Príncipe Philip e a Rainha eram frequentadores regulares de Aintree.

O Príncipe Philip e a Rainha eram frequentadores regulares de Aintree

O Grand National do ano passado foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus. Enquanto o primeiro dia de corrida no Grand National Festival deste ano começou em Merseyside nesta quinta-feira, 9. Sir Alex Ferguson foi o grande vencedor do dia, arrematando £ 169 mil com três vencedores nas primeiras corridas.

Mas o ex-treinador de futebol e os demais apostadores podem ter que esperar para assistir ao evento principal, caso os organizadores decidam adiá-lo em um sinal de respeito ao falecido duque. Por isso, algumas homenagens ao Príncipe Philip já foram transmitidas nas telonas de Aintree Racecourse.

Homenagens ao Príncipe Philip foram transmitidas nas telonas de Aintree

Príncipe Philip

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, consta em comunicado oficial do palácio Buckingham.

Ele se casou com a Rainha Elizabeth em 1947 e completaria 100 anos em junho deste ano. O duque optou por se retirar da vida pública em agosto de 2017, ainda que aparecesse em alguns compromissos oficiais. O último registro ocorreu em julho de 2020, em um evento militar no castelo de Windsor, local onde ele a rainha resolveram ficar durante a pandemia.

Ele deixa a esposa Rainha Elizabeth II e quatro filhos: o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.

Sobre o Grand National

O Grand National é a mais famosa corrida de cavalos do mundo e acontece anualmente desde o século XIX no Hipodrómo de Aintree, perto de Liverpool, na Inglaterra. A disputa principal sempre ocorre em um sábado, no começo de abril.

Além disso, esse é o evento com a maior premiação do país e é extremamente popular, incluindo as pessoas que normalmente não assistem ou fazem apostas em corridas de cavalos em outros períodos do ano.