Marconi Perillo
Imagem: Brasil 247 / Realle Palazzo-Martini

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, está envolvido em uma disputa em São Paulo, onde o Jockey Club enfrenta tensões com a gestão de Ricardo Nunes (MDB).

Marconi Perillo, que presta serviços de consultoria para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), empresa do empresário Benjamin Steinbruch, também presidente do Jockey.

De acordo com a Folha, Perillo tem atuado nos bastidores para tentar influenciar decisões políticas relacionadas ao hipódromo.

Marconi Perillo faz lobby contra projeto da Câmara Municipal

A situação se agrava com a discussão sobre um projeto na Câmara Municipal que proíbe a utilização de animais em atividades desportivas com emissão de apostas, o que poderia inviabilizar o funcionamento do Jockey. Mas como Marconi Perillo é conselheiro do clube, ele está fazendo lobby para reprovar o projeto.

O vereador Xexéu Trípoli, também tucano, é o autor do projeto que proíbe a prática. Por outro lado, Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal e aliado de Nunes, é um dos defensores da aprovação do projeto.

Assim, Leite argumenta que São Paulo não comporta mais corridas de cavalo e que é necessário acabar com o sofrimento dos animais.

Além disso, o espaço do Jockey na Cidade Jardim (zona oeste de São Paulo) é objeto de disputa. Mas a Câmara Municipal aprovou projetos para desapropriação e criação de um parque no local, que também é cobiçado pelo mercado imobiliário.

Enquanto isso, o PSDB, partido liderado por Marconi Perillo, discute seu posicionamento na eleição de 2024 em São Paulo. Nunes busca o apoio dos tucanos e tenta evitar que o partido faça aliança com Tabata Amaral (PSDB) ou lance um nome próprio.

Marconi Perillo, por sua vez, tem conversado com o ex-presidente Michel Temer (MDB), cabo eleitoral de Nunes, mas nega ter tratado do tema de apoio político.

Em nota publicada na Folha, Marconi Perillo rejeita a ideia de conflito de interesses e afirma que suas atividades profissionais não estão vinculadas às atividades políticas ou partidárias.

Nunes, por sua vez, diz não sofrer pressão de Marconi Perillo e destaca a representatividade do PSDB contra a esquerda em São Paulo.

Sendo assim, a situação continua indefinida, com interesses políticos e econômicos em jogo. Enquanto isso, o futuro do Jockey Club e das corridas de cavalo em São Paulo permanece incerto.