Federacao-Boliviana-de-Futebol-realiza-sessao-de-treinamento-contra-fraudes-esportivas

A Federação Boliviana de Futebol (FBF) realizou uma sessão de treinamento sobre integridade e prevenção de jogos, que contou com a presença de representantes de jogadores de futebol, dirigentes e da FIFA.

A reunião virtual, organizada pelo Departamento de Integridade da Federação Boliviana de Futebol, teve como palestrantes o Gerente Sênior de Integridade da FIFA, Rodrigo Arias, o Gerente de Integridade da FIFA, Francisco Chamut, a Diretora de Ética e Conformidade da CONMEBOL, Graciela Garay, o Diretor de Integridade da CONMEBOL, Julio Lansac, e o Diretor de Integridade da FBF, Pablo Camacho.

“O objetivo principal deste treinamento é afastar-se deste tipo de comportamento que prejudica o espírito que é a essência do futebol. Também é importante destacar que as principais causas destes atos são econômicas, esportivas e qualquer outro tipo de benefício”, disse Arias, que falou sobre “as estratégias para evitar” as fraudes esportivas.

A palestra abrangeu os conceitos relacionados à manipulação de jogos, tais como os atos que a constituem e suas sanções, e o marco regulatório da FIFA, da CONMEBOL e da FBF. Além disso, o encontro abordou os atos que constituem manipulação de jogos e suas sanções.

“Um dos principais objetivos da CONMEBOL é promover a integridade, portanto é nossa tarefa promover a proteção do futebol e as regras que o regem”, disse Lansac. “Queremos que os resultados de uma partida sejam indeterminados, porque essa é a beleza do esporte. Quando é submetido a estes atos que mancham sua essência, perde seu significado”, acrescentou.

Chamut disse que o marco regulatório da FIFA “contempla a luta contra a corrupção, o doping ou a manipulação de resultado” e que “é atribuído ao Código Disciplinar que os regula”. “A mensagem que temos que entender é clara: não vale a pena cair nisso porque há sanções que podem prejudicar a carreira ou as instituições que são os clubes”, advertiu ele.

“É importante denunciar qualquer tentativa de contato em relação, direta ou indiretamente, à manipulação de jogos”, disse Camacho. “Os canais de denúncia são elementares para tornar possível que estes atos ilícitos sejam conhecidos, razão pela qual as associações têm espaços para denúncias que protegem as pessoas que as fazem”, concluiu.