O caso de jogadores envolvidos em manipulação de resultados de jogos do futebol brasileiro terá mais um desdobramento em breve.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, agendou para o dia 28 de setembro, o julgamento de 12 jogadores alvos da investigação da Operação Penalidade Máxima, promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).
O julgamento ocorrerá de forma híbrida em uma sala reservada no evento COB EXPO, realizado na Av. Professora Ida Kolb, número 513, no Jardim das Laranjeiras, em São Paulo
De acordo com notícia do Portal Terra, o julgamento deve começar às 13h (horário de Brasília) na quinta-feira.
Confira abaixo os 12 jogadores que serão julgados por envolvimento com manipulação de resultados:
- Alef Manga, ex-Coritiba, negociado com o futebol do Chipre
- Dadá Belmonte, do América
- Igor Carius, do Sport
- Jesus Trindade, ex-Coritiba
- Pedrinho, ex-Athletico, que se transferiu para o Shakthar
- Sidcley, ex-Cuiabá, atualmente no Dínamo Kiev
- Thonny Anderson, ex-Coritiba
- Nino Paraíba, do Paysandu
- Bryan García, ex-Athletico
- Diego Porfírio, do Desportivo Aliança-AL
- Vitor Mendes, do Fluminense
- Sávio Alves, ex-Goiás
Manipulação de resultados e a punição da Fifa
No começo de agosto, o STJD definiu a suspensão por 30 dias dos sete jogadores que se tornaram réus na terceira denúncia da Operação Penalidade Máxima: Alef Manga (ex-Coritiba), Dadá Belmonte (América-MG), Igor Carius (Sport), Jesus Trindade (ex-Coritiba), Pedrinho (ex-Athletico), Sidcley (ex-Cuiabá) e Thonny Anderson (Ex-Coritiba).
Lembrando que no dia 11 deste mês, a Fifa informou que ampliou para o mundo todo a punição de atletas penalizados no Brasil por envolvimento com manipulação de resultados.
Os jogadores Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota tiveram seus banimentos mantidos pela entidade máxima do esporte – a decisão já havia sido tomada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
No site oficial, a organização elencou os 11 jogadores que tiveram penas estabelecidas por tribunais esportivos brasileiros – as penas variam de 360 dias de gancho a banimento do esporte.
Jogadores punidos pela Fifa e suas respectivas penas:
- Ygor Catatau (eliminação)
- Paulo Sérgio (600 dias)
- Gabriel Tota (eliminação)
- Paulo Miranda (720 dias)
- Fernando Neto (380 dias)
- Eduardo Bauermann (360 dias)
- Matheus Gomes (eliminação)
- Mateusinho (600 dias)
- André Queixo (600 dias)
- Moraes (720 dias)
- Kevin Lomónaco (380 dias)
O que é a Operação Penalidade Máxima?
A Operação Penalidade Máxima é realizada pelo Ministério Público de Goiás e investiga um grupo criminoso que tentava interferir no futebol brasileiro.
O escândalo envolvendo jogadores veio à tona em fevereiro neste ano e logo foram iniciadas as investigações, que contemplam tanto jogos da Série B quanto da Série A do Campeonato Brasileiro.