Após fechar com Sorare, Atlético-MG torna-se primeiro time do Brasil a ter cards digitais de jogadores

O Atlético-MG se tornará o primeiro time de futebol nacional a contar com cards em NFT (non-fungible tokens) de seus atletas, devido a um acordo fechado com a plataforma Sorare. Desta maneira, os torcedores de todo o planeta poderão adquirir cards de Hulk, Keno, Guilherme Arana, entre outros.

Fundada em 2018, a plataforma francesa está buscando ampliar o setor, apostando em cartões com registro em blockchain. Lembrando que a Sorare oportunizou a venda da carta do atacante Kylian Mbappé, do PSG, por cerca de 55 mil euros (R$ 350 mil na cotação atual) em dezembro de 2020.

O funcionamento é simples. A Sorare firma uma parceria com os clubes de futebol e consegue licenciar cards dos atletas no Ethereum, plataforma que realiza contratos utilizando o blockchain. Isso quer dizer que esses itens são únicos e podem se converter em objetos colecionáveis.

A Sorare também tem uma segunda operação para engajar os 100 mil colecionadores ativos atualmente. Os cards adquiridos no site podem ser aproveitados no jogo de fantasia da companhia, o SO5, com funcionamento semelhante ao popular Cartola do Grupo Globo.

Cada jogador escolhe cinco cartas para compor o seu time, sendo necessário ter um goleiro, um zagueiro, um meio-campista e um atacante. Os clubes são separados em divisões de acordo com o nível das cartas selecionados e duelam em torneios todas as semanas. O desempenho dos times de fantasia se baseia na performance real dos atletas escolhidos.

No fim de cada competição, o rendimento dos cinco cards é somado para revelar a pontuação total. As premiações são repassadas em ether, a criptomoeda usada no Ethereum, ou em cartas do próprio jogo.

CEO da Sorare comemora início da relação com o Galo

“Estamos muito animados com a entrada do Atlético, e só começando. Os brasileiros, mesmo sem ter nenhum clube local disponível, já ocupavam o nono lugar em termos jogadores ativos na plataforma e o terceiro lugar em termos de tempo gasto no site (1h32 por dia). Além disso, houve um crescimento de 47% mês a mês desde janeiro de 2021”, frisou Nicolas Julia, CEO da Sorare.

O executivo acrescentou: “Dentre todos os mercados que atuamos na América Latina (México, Argentina, Brasil e Colômbia), esperamos que o Brasil seja o país que mais adote NFTs de futebol. Queremos que seja uma das cinco principais nações em termos de adoção e, para isso, estamos tentando firmar acordos com lendas do futebol local e toda a Série A do Brasileiro.”

Para compreender esse setor, é necessário se aprofundar mais na criação das cartas. Os cards são criados no começo de cada temporada, a partir de contratos de licenciamentos diretamente com os clubes, e são separados em quatro níveis: únicas (1 cópia), super raras (10 cópias), raras (100 cópias) e comuns (grátis e ilimitadas).

Isso significa que se um jogador adquirir um cartão único do atacante do Galo, Hulk, nesta temporada, ninguém conseguirá ter um igual. Todavia, as cartas das temporadas passadas também podem ser usadas. Só que esse card, deve ser comprado no leilão inicial ou de um jogador disposto a revender.

A oferta inicial dos cards, a parte na qual a Sorare e os clubes faturam, inicia sempre no valor de 5 euros (aproximadamente 30 reais). Os jogadores ativos fazem parte de um leilão de tempo limitado, até alguém arrematar o item em questão. Apenas em 2021, a plataforma movimentou cerca de 60 milhões de euros (R$ 382 milhões de reais).

Envolvimento do Atlético-MG

O clube brasileiro demonstra há algum tempo interesse pelo mercado de criptoativos. Em 2018, o time mineiro até chegou a criar a sua própria moeda digital, a GaloCoin, só que sem grande adesão da sua torcida na ocasião. Agora, o Galo está decidido a apostar ainda mais nesta modalidade de negócio.

“Acreditamos que não só os torcedores estão mais preparados, como o clube também. A Sorare é um parceiro consolidado, que já trabalha com grandes clubes globais e está em mais de 140 países, o que nos dá segurança de que o projeto será um grande sucesso”, afirmou Felipe Ribbe, p head de Inovação do clube em entrevista a CNN Brasil.

Ribbie concluiu: “E temos outros planos. Vamos leiloar uma obra exclusiva, que representa um momento histórico do clube, a defesa do goleiro Victor na partida contra o Tijuana, pelas quartas de final da Libertadores 2013. Chamamos o Pedro Nuin, artista conhecido por recriar grandes momentos do futebol, e ele fez um quadro digital que será leiloado a partir do dia 10 de maio na plataforma opensea.io”.