eSports
Imagem: COI / Greg Martin

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou, em Gangneung, na Coreia do Sul, que a tão aguardada estreia dos Jogos Olímpicos de eSports pode acontecer já em 2025 ou, no máximo, em 2026.

O dirigente revelou em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua. 

Japão pode ser o 1º a sediar Olimpíadas de eSports

Os estudos para a realização do evento inaugural, segundo o presidente do COI, estão em estágio avançado e os jogos digitais poderão participar do cenário olímpico já no próximo ano.

“Podemos ter a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports para o ano de 2025 ou, no mais tardar, 2026″, afirmou Bach, enfatizando o potencial de alcance desse fenômeno entre os mais jovens. 

O presidente do COI ressalta que cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo estão envolvidas com jogos. A faixa etária dos jogadores é, em média, de 34 anos.

Assim, isso deixa claro o interesse massivo nesse universo eletrônico.

Portanto, diante desse cenário, o Japão desponta como favorito para sediar essa edição pioneira. As negociações entre a entidade e autoridades japonesas se intensificaram no final de 2023, porém, uma decisão oficial ainda não foi alcançada.

A preferência é por jogos que estimulem atividade física

Em junho de 2023, o COI promoveu a Semana dos eSports Olímpicos em Singapura, marcando uma aproximação significativa com o universo dos esportes eletrônicos. 

Mas os títulos destacados foram predominantemente simuladores virtuais de esportes convencionais. Assim, gigantes como Counter-Strike, League of Legends e Valorant ficaram de fora, sendo a única exceção foi Fortnite, que participou do evento.

Vincent Pereira, responsável pelos eSports e games no COI, descartou a possibilidade de incluir jogos de tiro em primeira pessoa (First-Person Shooter – FPS), nas Olimpíadas.

Mesmo com a presença de Fortnite, Pereira afirmou a exclusão dos FPS, destacando a ênfase da entidade em títulos que promovam atividade física.

Assim, no cenário nacional, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), durante sua visita à Brasil Game Show (BGS) em outubro do ano passado, defendeu vigorosamente a regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasil.

Dessa forma, o ministro reconhece os eSports como verdadeiros esportes, sinalizando uma mudança de paradigma no tratamento dessa modalidade no país.