Governador detalha plano para flexibilização de restrições em Nevada

O governador de Nevada, Steve Sisolak, divulgou um cronograma para a flexibilização das medidas de restrição em todo o estado. Sisolak confirmou que a tomada de decisão pode passar do governo estadual para os locais em 1º de maio, caso os condados consigam demonstrar uma redução nas taxas de casos de COVID-19 até o final de abril.

Os condados também devem provar a capacidade hospitalar adequada e evidências de que podem seguir com um nível satisfatório de testes. A suavização das regras começa na segunda-feira, com os encontros podendo aumentar de 50 para 100 pessoas ou 35% da lotação em estabelecimentos, o que for menor.

Bares e restaurantes, por sua vez, não exigirão mais reservas, com até seis pessoas podendo sentar-se em uma mesa. As normas serão flexibilizadas ainda mais em 15 de março, com um limite máximo de 250 pessoas ou 50% da capacidade. Sisolak enfatizou, no entanto, que o estado continuará a exigir certos cuidados.

“Mesmo quando mudarmos para a gestão local, protocolos estaduais específicos permanecerão em vigor para mitigar a propagação, incluindo, mas não se limitando ao uso de máscara e requisitos de distanciamentos sociais”.

Sisolak acrescentou: “Embora tenhamos esperança de que a tendência de casos continuará a diminuir se todas as medidas de mitigação forem seguidas, devemos permanecer flexíveis – como sempre fizemos”.

O governador de Nevada ainda comentou que “continuaremos monitorando os dados ao longo deste cronograma e trabalhando em estreita colaboração com os condados e as autoridades de saúde locais para avaliar as próximas etapas caso um aumento significativo comece a ocorrer”.

Efeitos da pandemia de COVID-19 em Nevada

Segundo as informações dos órgãos de saúde de Nevada, o estado contabilizou 286 mil casos positivos da doença com 4640 mortes. Os setores de apostas, hotelaria, turismo e eventos foram afetados com as medidas de contenção de viagens, fechamentos temporários e diminuição na capacidade máxima de atendimento.