Liga Francesa firma parceria com Chiliz para lançar fantasy game
Imagem: Chiliz / Divulgação

A Chiliz, empresa de blockchain para a indústria de esportes e entretenimento, acaba de anunciar uma parceria estratégica com o estúdio de jogos Unagi e a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) para o lançamento do Coach Ligue 1.

Esse é o primeiro jogo de fantasia de futebol desenvolvido por uma liga.

O Coach Ligue 1 oferece aos fãs da Ligue 1 Uber Eats e da Ligue 2 BKT a oportunidade única de montar times usando cartas colecionáveis de seus jogadores favoritos, cunhadas na Chiliz Chain.

Ao desenvolver ativos próprios, a liga francesa elimina o risco de expiração de licença. Então, isso garante uma conexão perpétua com os torcedores e um modelo sustentável para alavancar as propriedades intelectuais da liga.

Fantasy Game da Liga Francesa apresenta experiência gamificada

O jogo apresenta uma experiência gamificada onde os fãs podem competir semanalmente para subir posições nas tabelas nacionais e globais de classificação.

Basta usar moedas do jogo para adquirir novos pacotes de jogadores e aprimorar suas equipes. O Coach Ligue 1 também apresenta cinco níveis de raridade de cartas (em ordem decrescente):

  • Espoir 
  • Pro 
  • International 
  • Champion 
  • Légende

Isso permite aos usuários participar de torneios cada vez mais competitivos.

Esta parceria com a Chiliz garante a limitação de disponibilidade e valor para cada carta do jogo graças à tecnologia blockchain. Assim, ele melhora as experiências de coleção e negociação das cartas pelos fãs. 

O desenvolvimento da plataforma Coach Ligue 1 foi facilitado em colaboração com a Unagi. O mesmo estúdio de jogos por trás do Ultimate Champions com grande experiência em jogos e tecnologias web3.

Assim, a Chiliz prevê um futuro onde as próprias ligas serão pioneiras no reino das NFT esportivas e fantasy games. Enquanto irão aproveitar o poder de possuir controle dos fluxos de receita, engajamento com o usuário e oportunidades de venda cruzada. 

Ao mesmo tempo, essas ligas vão criar valor patrimonial para seus clubes e acionistas.

Parceria na vanguarda do entretenimento para fãs de futebol

Alex Dreyfus, CEO da Chiliz, expressou seu entusiasmo pelo projeto: “Estamos extremamente orgulhosos de lançar o Coach Ligue 1 em parceria com a Unagi e a LFP. Isto não é apenas um jogo; é o início de uma nova vertical que verá muitas colaborações semelhantes com outras ligas em todo o mundo.

Portanto, ao possuir o relacionamento direto com os torcedores, as ligas podem agora monetizar e alavancar de forma mais eficaz suas propriedades intelectuais. Isso tudo sem as restrições de acordos de licenciamento de terceiros.”

Charlie Guillemot, Cofundador e CEO da Unagi comentou: “O Coach Ligue 1 oferece uma experiência nova para os fãs de futebol. Será permitido coletar, negociar e competir com cartas digitais de jogadores durante toda a temporada.

“Isto complementa as nossas plataformas existentes, adicionando uma nova dimensão à nossa comunidade. Por isso, estamos entusiasmados com o que está por vir em 2024, à medida que continuamos a expandir nosso ecossistema digital”, complementou.

Martin Jaglin, Diretor de Crescimento Digital da LFP Media, acrescentou: “A parceria com a Chiliz para lançar o Coach Ligue 1 representa um marco significativo para nós. Esta iniciativa estabelece um novo padrão de como as ligas podem se envolver diretamente e agregar valor aos fãs por meio de ativos digitais.

“Afinal, somos pioneiros no nosso próprio jogo fantasy de futebol e garantimos que a LFP Media permanecerá na vanguarda da transformação digital no entretenimento esportivo”, finalizou Jaglin.