Com Alckmin de vice, Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidente da república pelos próximos 4 anos. Neste domingo, 30, o candidato da oposição venceu o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e que tentava a reeleição. Com 50,9% dos votos válidos, ante 49,1% de Bolsonaro, essa foi a disputa eleitoral mais acirrada da história.

Presidente da república entre 2003 e 2010, Lula, de 77 anos, assumirá em 1° de janeiro de 2023, o terceiro mandato como chefe do poder Executivo. O vice-presidente eleito é Geraldo Alckmin (PSB), antigo adversário político do petista e ex-governador de São Paulo.

Lula ganhou a disputa presidencial menos de três anos após sair da prisão. Entre abril de 2018 e novembro de 2019, ele ficou preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, em decorrência da Operação Lava-Jato.

A soltura do político aconteceu depois do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a condenação em segunda instância. Em 2021, o Supremo revogou as condenações por compreender que o ex-Juiz Sergio Moro, responsável pelo caso, atuou de maneira parcial. A análise, ainda, foi de que ao serem julgados em Curitiba, os casos não ocorreram na jurisdição correta.

A coalizão liderada por PT e PSB uniu, da esquerda à centro-direita, oito partidos. Além de petistas e socialistas, a coligação de Lula contou com PCdoB, PV, Psol, Rede Sustentabilidade, Agir, Avante, Solidariedade e Pros. No segundo turno, o petista obteve ainda mais aliados.

Terceiro lugar na votação do primeiro turno, senadora Simone Tebet (MDB-MS) aderiu a campanha do PT, bem como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Economistas ligados ao Plano Real, como Armínio Fraga, também declararam voto em Lula.

Lula promete não se candidatar à reeleição em 2026

Lula afirmou publicamente que ficará na presidente somente até dezembro de 2026. O presidente eleito já declarou em mais de uma oportunidade que não tem interesse em tentar a reeleição. Antes de chegar a presidência em 2002, Lula concorreu em 1989, 1994 e 1998 – sendo derrotado. Antes disso, o petista foi um dos deputados federais que ajudou a redigir a Constituição.

Alckmin, o vice, é médico. Oponentes em 2006, quando Lula se reelegeu, eles se uniram neste ano, depois do ex-governador paulista deixar o PSDB.

Vale ressaltar que diversas lideranças internacionais já cumprimentaram Lula pela vitória, como o presidente chinês Xi Jinping, presidente russo Vladimir Putin, presidente argentino Alberto Fernández, presidente colombiano Gustavo Petro, o premiê inglês Rishi Sunak, presidente norte-americano Joe Biden, presidente francês Emmanuel Macron, entre outros.