Copa-America-2021-competicao-reforca-crise-entre-marcas-e-futebol

A Copa América de 2021 pode ser considerada um dos eventos mais importantes da história do futebol. De modo geral, os campeonatos de seleções envolvendo países da América do Sul não atraem tanto a atenção dos torcedores como esta edição que será realizada no Brasil.

Porém, durante esta pandemia, o presidente Jair Bolsonaro se propôs a sediar os jogos que seriam realizados na Colômbia e na Argentina, o que serviu de inspiração para o campeonato, mas não foi o melhor caminho. A polarização criou muita resistência ao campeonato.

Por este motivo, patrocinadores estão desistindo até mesmo de subir a campo e fazer valer os contratos que assinaram. Até agora, Mastercard, Ambev, Diageo e Kwai, patrocinadores oficiais da Copa América, confirmaram que não farão nenhuma ação de marketing durante o evento. Ou seja: pagaram pela exposição, mas optaram por não utilizar-se dela.

Por sua vez, o TCL decidiu realizar atividades de divulgação e prevenção do covid-19 no seu espaço. Outro patrocinador oficial do evento, o site de apostas Betsson, afirmou que não haverá nenhuma ativação da marca no Brasil, exceto para a exposição planejada no estádio.

A equipe da iGaming Brazil entrou em contato com a empresa FSB Comunicação (agência responsável por cuidar da imagem da Betsson no Brasil) solicitando maiores informações sobre a presença da marca no evento e a empresa respondeu de maneira oficial:

A Betsson informa que não realizará nenhuma ativação de marca no Brasil, além da exposição prevista para os estádios.

Copa América – uma polarização forte entre as marcas

“A preocupação e priorização das empresas com o ESG (sigla para meio ambiente, sociedade e governança) também está chegando ao futebol. A marca tem um trabalho de muita consistência e basta fazer uma coisa errada para anular diversas boas ações realizadas”, diz Eduardo Tomiya, CEO da TM20 branding. “O campeonato polarizou de tal forma que virou um tema político.”

A prova disso é a Havan, que passou a divulgar em sua rede social que patrocinará todos os programas do SBT que tenham os direitos de transmissão relacionados ao evento. O trabalho feito para divulgar a parceria é um vídeo de Luciano Hang, fundador e suposto torcedor do time Pocket, jogando futebol.