Agência da Espanha Quer Proibição de Jogos Com Cartão de Crédito
Foto: Visual Hunt

Uma agência independente de direitos do consumidor na Espanha exigiu que o governo do país introduzisse uma proibição de jogo com cartão de crédito. A FACUA-Consumidores en Acción elogiou o governo de coalizão do país por restrições propostas no início do mês. No entanto, quer medidas de jogo mais rigorosas.

Seguindo os passos do Reino Unido?

A FACUA fez essas exigências depois que a Comissão de Jogos de Azar anunciou que esse tipo de proibição entraria em vigor no Reino Unido. Anunciado na terça-feira, isso será implementado a partir de 14 de abril.

No contexto da Espanha, a organização considerou que mudanças similares nas regras aqui impediriam que mais pessoas se tornassem possíveis apostadores de problemas. “Essa medida ajudaria a combater o jogo, um flagelo que nos últimos anos continuou a aumentar, especialmente em grupos vulneráveis, como jovens e adolescentes”, diz a nota oficial.

A FACUA também se referiu especificamente ao Reino Unido em sua proposta, elogiando o país por se tornar o primeiro a restringir as apostas por meio desse método de pagamento. A agencia acredita que tais medidas “visam minimizar os riscos para os consumidores, impedindo-os de acumular dívidas devido ao jogo”.

Restrições de jogo na Espanha

O novo governo de coalizão da Espanha já deixou claro que deseja restringir a regulamentação do jogo. No início de janeiro, anunciou planos para introduzir restrições de anúncios que já são impostas à indústria do tabaco. Desde 2005, marcas desse tipo só foram autorizadas a anunciar em pontos de venda.

Isso faz parte de um plano mais amplo de seis pontos para limitar a regulamentação de jogos de azar no país do sul da Europa. Outras medidas propostas incluem o trabalho com cada província para impedir que os estabelecimentos sejam abertos antes das 22h todos os dias. Além disso, o governo quer impor limites à proximidade dos pontos de venda das escolas.

Em dezembro de 2019, o vício em jogos de azar passou a ser classificado como uma doença mental na Espanha.