CAE-adia-votacao-de-projeto-sobre-distribuicao-de-recursos-da-Timemania
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na terça-feira (26), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou a votação de um projeto de lei que propõe alterações na distribuição de recursos da loteria Timemania, administrada pela Caixa Econômica Federal.

A proposta foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) no PL 3.723/2021. A intenção é modificar o critério de distribuição dos recursos entre os clubes de futebol. Assim, baseando-se na indicação marcada pelos apostadores como “time do coração”.

Atualmente, a distribuição dos recursos da Timemania favorece os clubes das Séries A, B e C do futebol brasileiro, que recebem 22% do montante arrecadado.

Por outro lado, os clubes que não participam dessas divisões do Brasileirão, compartilham apenas 11% do total arrecadado, sem considerar a preferência dos apostadores pelo “time do coração”.

Vale destacar que a Timemania engloba um total de 80 clubes.

O senador Veneziano destaca que o critério atual prejudica equipes como o Treze da Paraíba, que, apesar de ter uma expressiva votação como “time do coração”, arrecada menos devido à sua rara participação nas principais divisões.

O projeto teve parecer favorável do relator, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL). No entanto, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou a votação devido à falta de quórum na reunião.

Isso porque os senadores realizaram uma audiência pública sobre as dívidas dos entes federativos com a União antes da votação.

Outro projeto adiado além do PL que envolve a loteria Timemania

Além do projeto da Timemania, também foi adiada a análise do PL 675/2019, apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA). Esse projeto propõe o perdão das dívidas relacionadas aos empréstimos registrados em nome dos membros das associações comunitárias do município de Rosário (MA).

Esses acordos foram feitos durante a construção do polo de confecções da cidade. O relator, senador Irajá (PSD-TO), emitiu parecer favorável à proposta.