Loterias-colombianas-se-reunem-para-unificar-propostas-e-pedidos-ao-presidente-eleito-Gustavo-Petro.png

A gerente da Loteria de Quindío, Rocío Acosta Jiménez, em sua qualidade de presidente do conselho de administração da Federação de Loterias da Colômbia (Fedelco), presidiu um grupo de trabalho em Medellín com gerentes das empresas que fazem parte da associação.

No grupo, todos os presentes procuraram abordar diferentes propostas e pedidos a serem apresentados ao presidente eleito da Colômbia, Gustavo Francisco Petro Urrego, que venceu a votação no mês passado.

Segundo a mídia colombiana ‘Eje21’, Acosta Jimenez explicou: “Entre as questões abordadas neste grupo de trabalho, definimos as diretrizes para trabalhar em coordenação com o novo governo nacional”

“Levantamos os projetos que vamos promover para melhorar os canais de marketing e a estrutura de prêmios de nossas loterias; o fortalecimento no controle da ilegalidade; e o pedido para unificar os procedimentos administrativos em relação ao que tem a ver com as declarações que todas as loterias fazem para realizar as transferências dedicadas ao setor da saúde”, comentou Jimenez.

Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia

A Fedelco indicou que com este tipo de ação procura garantir o cumprimento do mandato constitucional e legal de continuar coletando e contribuindo com recursos para financiar o sistema nacional de saúde, assim como “dignificar o trabalho de mais de 12 mil jogadores de loteria na Colômbia”.

No mês passado, a gerente da Lotería del Quindío apresentou ao governador do departamento colombiano de Quindío, Roberto Jairo Jaramillo Cárdenas, um relatório sobre a situação atual da entidade até 31 de maio, que mostra que quase 5 bilhões de pesos colombianos (mais de US$ 1,3 milhões) foram transferidos em recursos para a saúde.

Sobre a Federação de Loterias da Colômbia

Desde de outubro de 1970, a Federação de Loterias da Colômbia, FEDELCO, representa e defende os interesses das empresas operacionais que administram o jogo de loteria tradicional no país.

Desde 1991, de acordo com o artigo 336 da Constituição colombiana, a renda gerada por esta atividade tem o propósito exclusivo de prover recursos para a prestação de serviços de saúde pelos Departamentos, municípios autorizados, Cruz Vermelha Colombiana e Distrito Capital.