Mercado de eSports Explode Durante a Crise Causada pelo Coronavírus

No ano passado, o mercado de jogos online alcançou US$ 1 bilhão em receita pela primeira vez. Esse foi um aumento de 26,7% em relação a 2018. Com a pandemia de coronavírus, a tendência é que o segmento alcance números ainda mais expressivos até o fim do ano.

Um sinal claro do crescimento da popularidade de eSports foi que o aumento considerável da área de patrocínio, se tornando a principal receita do setor. De acordo com um relatório publicado, houve quase US$ 457 milhões gerados em dinheiro de patrocinadores.

As ligas e os torneios de eSports estão atraindo um grande número de fãs. As estimativas foram de que quase 454 milhões participaram de eventos virtuais no ano passado. Todavia, o surto do coronavírus levou a outro aumento na popularidade entre os eSports.

Impacto do coronavírus nos eSports

Nos Estados Unidos, a NHL, NBA e MLB interromperam suas temporadas. Golfe e tênis também pararam. O lançamento das temporadas de futebol americano da NFL e da NCAA permanece incerto. A Liga dos Campeões da Europa e a Liga Inglesa de Futebol entraram em hiato. Euro 2020 e os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados.

Com todas as principais ligas esportivas forçadas a fechar devido ao coronavírus, há pouco em termos de esportes para entreter as massas. Os fãs de esportes ficaram desesperados por uma saída e as redes esportivas buscaram programação. Assim, os sistemas de apostas esportivas voltaram sua atenção aos eventos de esportes virtuais.

O mercado está se intensificando e se mostrando capaz de preencher o vazio. No entanto, o segmento não está totalmente a salvo do impacto do coronavírus, pois os grandes torneios são realizados em arenas cheias de espectadores assistindo a competições de equipes, como no Counter Strike, Call of Duty e Dota 2. E, atualmente, esses eventos não são permitidos.

A Liga Overwatch está promovendo toda a temporada 2020 online. No entanto, a capacidade dos esports de se adaptar à quarentena está construindo uma vantagem sobre os esportes reais. As estimativas da indústria são de que a demanda por jogos eletrônicos aumentou 300% desde o começo do surto do coronavírus.