Acontece o IV FBGA - Painel de Turismo Sustentável

O IV FBGA Fórum Brasil de Gestão Ambiental e Turismo Sustentável, organizado pela WF Willian Freitas e Fabio Fruch, ocorreu no Centro de Convenções de Serra Negra, nos dias 22 e 24 de novembro.

Em em parceria com o Circuito das Águas Paulista, houve uma feira de produtos, serviços e soluções ESG.

Enquanto isso, painéis estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Portanto, o painel com o maior público do FBGA foi o do Turismo Sustentável, organizado e mediado por Bruno Omori.

Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA, iniciou o painel destacando os 3 pilares ESG “Social, Ambiental e Econômico”.

Sendo assim, ele enfatizou que sem a criação de sinergia destes não existe turismo sustentável.

Do mesmo modo, Omori destacou cases internacionais como Nevada que integra o Grand Canyon com a grande represa e área de preservação com a cidade de Las Vegas no deserto.

Recebendo água em abundancia, que por exemplo, com suas grande fontes e piscinas já aumentou relativamente o clima desértico original.

Ademais, tem o maior CVB do mundo, com mais de 500 colaboradores captando eventos de todos os segmentos na cidade de maior oferta de Unidades Habitacionais hoteleiras do planeta;

Desse modo, os jogos representam 45% das receitas e 55% com os eventos, turismo, esporte, compras e gastronomia.

Omori, enfatizou que para fazer um turismo sustentável precisamos de diversidade e conhecimentos multidisciplinares.

Temáticas sustentáveis no turismo

Por isso que no painel houve temas sobre lideranças do setor público, de regionalização, acessibilidade, certificação verde, hoteleiros, atrativos turísticos, tecnologia e insumos.

O Prefeito de Monte Alegre do Sul e Presidente do Consórcio do Circuito das Águas Paulista, Edson Rodrigo, apresentou a força da regionalização.

Ele mostrou um projeto de relevância de recolhimento de resíduos e reciclagem nas 9 cidades.

Do mesmo modo, ele abordou a força de promoção do turismo em conjunto e da demanda da implementação das 17 ODS da ONU.

Sérgio Franco, Diretor da Rede dos Sonhos de Hotéis, apresentou o case de sucesso dos 4 hotéis e do Instituto.

Estes, com a implementação de produtos 100% sustentáveis e acessíveis que produziram prêmios internacionais e permitiram ter uma das melhores taxas de ocupação média do Brasil.

A importância do Turismo nos cases expostos

Vinicius Finco, da São Carlos Móveis, trouxe cases implementados em redes internacionais e hotéis independentes de produtos como tapetes 100% produzidos com garrafas pet.

Estes reciclados, que mantêm a temperatura agradável e são antiácaros.

Edison Passafaro, da ABNT, explanou sobre a importância da acessibilidade do turismo. Além do respeito pelo desenho universal para atender mais de 40 milhões de pessoas com deficiência no Brasil.

Ele ainda apresentou cases internacionais de turismo de aventura para PCD em países da Europa e América do Norte.

Mauricio Rocha, da AUTICOMP, apresentou cases de como a tecnologia melhora a produção, diminui o uso de materiais e influencia positivamente a formação de profissionais e da sociedade.

Nessa ocasião, ele apresentou um aplicativo de interação gamificado sobre preservação e sustentabilidade, onde a criança aprende jogando seu game preferido.

Cibele Dib, da ASHORESSN (Associação de Hotéis e Restaurantes de Serra Negra), expôs a força do associativismo para implantação de ações sustentáveis em parceria com fornecedores, governo e empresários.

E Rogério Iório do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – apresentou cases de Neutralização de Carbono da Feira EXPOTEL, da SETUR-SP.

Foram realizadas visitas técnicas do IDT-CEMA na Rede dos Sonhos (Hotel Fazenda Terra dos Sonhos e Colina dos Sonhos) do hoteleiro José Fernandes.

Ali, viu-se a implementação de energia sustentável, coleta seletiva, horta orgânica, acessibilidade em todas as Uhs, áreas comuns e até nos atrativos de turismo de aventura.

Além disso, programas de qualificação com os colaboradores, programa de compostagem e de geração de arte através do uso de materiais reciclados, entre outros.