CBF-e-ICSS-fecham-parceria-para-fortalecer-integridade-no-Futebol
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol e o ICSS (Centro Internacional de Segurança Esportiva) formalizaram uma parceria destinada a impulsionar uma série de medidas de combate à manipulação de resultados e fraudes no futebol.

Esta colaboração entre as duas entidades visa fortalecer os pilares da integridade esportiva. O ICSS, renomado globalmente, traz consigo vasta experiência em segurança, proteção e integridade no âmbito esportivo.

Ao longo dos anos, tem colaborado com diversas organizações internacionais de destaque, como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o Conselho da Europa e o Banco Mundial.

A cerimônia realizada no estádio londrino de Wembley contou com a presença do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Além disso, o técnico Dorival Júnior e dos jogadores Danilo e Vinícius Jr.

Também estiveram presentes Leila Pereira, chefe da delegação brasileira, e Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas. Representando o ICSS, estiveram o presidente Mohammed Hanzab e o CEO Massimiliano Montanari.

O presidente da CBF fala sobre o compromisso da entidade

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, enfatizou o compromisso da entidade em adotar medidas alinhadas às principais organizações esportivas mundiais para salvaguardar a integridade do esporte.

“Estamos estruturando, com apoio da FIFA e da CONMEBOL, uma série de iniciativas próprias para combater a manipulação de resultados.

Estamos construindo um ecossistema para que instituições como o ICSS e a Aliança Global de Integridade Esportiva (SIGA), empresas de monitoramento como Sportadar, Stats Perform e Genius.

E também uma Força-Tarefa de Investigação privada que possa trabalhar em conjunto com a CBF, a CONMEBOL e a FIFA. Assim, apoiar as autoridades públicas na sua missão de processar criminosos que atuam na manipulação de resultados esportivos”.

Nosso objetivo é garantir recursos suficientes para fazer o maior investimento no mundo que uma organização esportiva já fez para proteger a integridade. Dessa forma, consolidando o papel da CBF como incubadora de boas práticas nesta área”.

A parceria com o ICSS

Sediado em Doha, o ICSS é uma organização global, independente e sem fins lucrativos, dedicada à promoção da integridade e segurança no esporte.

O presidente do ICSS, Mohammed Hanzab, comentou sobre a oportunidade de colaboração com a CBF, bem como o compromisso em enfrentar os desafios globais relacionados à integridade no esporte.

Ednaldo Rodrigues com executivos da ICSS em Wembley – Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

“Quando a CBF nos contou sobre seus planos de posicionar o Brasil como uma referência internacional no campo da integridade, entendemos que havia uma oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos e instrumentos que desenvolvemos nos últimos 12 anos.

Em conjunto com a CBF, decidimos assinar nosso acordo aqui em Wembley, um dos lugares mais simbólicos do futebol no mundo. Tudo para destacar a dimensão global da nossa iniciativa e dos problemas que queremos enfrentar”.