Senadores-cobram-por-CPI-para-Investigar-manipulacao-resultados-no-futebol-brasileiro
Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores demonstraram urgência na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro.

Na audiência pública da Comissão de Esportes (CEsp) desta quarta-feira (20), os participantes debateram o assunto com veemência.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) destacou a importância crucial da CPI, alegando que as apostas online, conhecidas como bets, podem estar contribuindo para essas manipulações.

“Recolhemos assinaturas e teremos a CPI da manipulação no futebol ou no esporte brasileiro. Ela é essencial, é importante. Mostra que o Senado não vai adormecer neste tema.”

A audiência contou com a participação de representantes da empresa de monitoramento de eventos esportivos Good Games!, sediada na França.

Pierre Sallet e Thierry Hassanaly alertaram as autoridades brasileiras sobre casos de manipulação, porém, afirmaram não terem recebido resposta.

Thierry Hassanaly, CEO da Good Games!, declarou: “Entramos em contato com a CBF e o Poder Judiciário no ano passado para tratar da manipulação indicada por nosso sistema. Mandamos essa informação por email, mas não tivemos uma resposta.”

Pierre Sallet, fundador da empresa, mencionou: “Temos algumas partidas que foram concretamente manipuladas entre 2022 e 2023.”

Kajuru anunciou elaboração de projeto para banir envolvidos com manipulação de resultados

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) anunciou a intenção de apresentar um projeto de lei para banir do esporte indivíduos envolvidos em esquemas de manipulação.

“Se a gente chegar a provas cabais e irrefutáveis de que um jogador, um árbitro ou um auxiliar se vendeu num jogo, cometeu um pênalti ou levou um cartão vermelho de propósito, a melhor condenação seria o banimento do futebol”, afirmou Kajuru.

Enquanto senador Eduardo Girão (Novo-CE), presidente da reunião, falou sobre tentativas de manipular o principal esporte brasileiro.

“O Brasil foi o país com mais jogos suspeitos de manipulação de resultados no mundo em 2022, com 152 eventos esportivos. Dentre esses, 139 correspondem a partidas de futebol.”

Monitoramento do esporte brasileiro

Vale salientar que a empresa especializada em monitoramento de partidas, Sportradar, já divulgou um relatório com dados de 2023, destacando a queda no número de jogos suspeitos de manipulação no Brasil em comparação a 2022.

No Brasil, a Sportradar monitorou cerca de 9 mil partidas de 118 campeonatos diferentes, sendo 109 consideradas suspeitas, representando 1,21% dos jogos.

Assim, em relação a 2022, há 44 partidas a menos, a menor quantidade desde 2020.

A diminuição de casos suspeitos dentro da CBF foi vista como um avanço. Em comparação, o Peru teve 38 suspeitas em 5 campeonatos avaliados, e a Argentina, 36 suspeitas em 30 campeonatos.

“É importante conhecer os dados, mapear o problema e direcionar medidas é parte da solução. É nesse sentido que a CBF vem trabalhando, com tolerância zero a qualquer tipo de crime no futebol”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.