Manipulação de resultados: Federação Catarinense de Futebol emite nota sobre investigação
Manipulação de resultados: Federação Catarinense de Futebol emite nota sobre investigação

Nos últimos meses, o futebol brasileiro está sendo alvo de uma operação promovida pelo Ministério Público de Goiás sobre casos de manipulação de resultados nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro do ano passado, bem como em jogos de Campeonatos Estaduais deste ano.

Em função disto, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) emitiu uma nota oficial sobre a Operação Penalidade Máxima, classificada como ‘brilhante’. Segundo o comunicado, a entidade está ‘agilizando ações’ que combatam ‘irregularidade em jogos de todas as divisões do futebol catarinense’.

“Com a certeza de que as manipulações de resultados ou simples ações que interferiram na lisura de um jogo abalam o valor comercial e moral do futebol, a FCF está agilizando ações que visem um trabalho de amparo aos seus clubes filiados e combata, por mínimos que sejam, os indícios de qualquer irregularidade em jogos de todas as divisões do futebol catarinense”, diz a nota.

Além disso, a FCF salientou que está à disposição das autoridades e adotando “sistemas eficientes de monitoramento e apuração de fatos que indiquem indícios de irregularidades”.

Comunicado oficial da FCF sobre casos de manipulação de resultados revelados na Operação Penalidade Máxima

“Consciente da sua responsabilidade de liderar ações que visem resguardar a idoneidade do futebol, especialmente o do nosso Estado, a Federação Catarinense de Futebol manifesta a sua solidariedade aos seus filiados, involuntariamente citados nos últimos episódios divulgados pela operação “Penalidade Máxima” liderada, de forma brilhante, pelo Ministério Público de Goiás.

Com a certeza de que as manipulações de resultados ou simples ações que interferiram na lisura de um jogo abalam o valor comercial e moral do futebol, a FCF está agilizando ações que visem um trabalho de amparo aos seus clubes filiados e combata, por mínimos que sejam, os indícios de qualquer irregularidade em jogos de todas as divisões do futebol catarinense.

Qualquer risco de manipulação de resultado ou que fira a lisura das disputas, ameaça a integridade do futebol e ataca diretamente a expressiva maioria das pessoas que fazem desse esporte a maior paixão nacional e que gera imensurável valor econômico para a nossa sociedade.

Sabemos que a integridade do futebol está na pauta das discussões, e que se torna indispensável a nossa participação, subsidiando as autoridades públicas e esportivas na missão de punir quem está envolvido ou se envolver em qualquer ato ilícito que comprovado, aponte seus responsáveis.

Nosso Norte é a capacitação de pessoal e a aplicação de sistemas eficientes de monitoramento e apuração de fatos que indiquem indícios de irregularidades.

Para tanto colocamos à disposição das autoridades competentes, a estrutura administrativa, operacional e jurídica da Federação Catarinense de Futebol, com o intuito de ampliar a proteção aos nossos clubes e exterminar este jogo sujo que macula o nosso futebol.

Balneário Camboriú, 15 de maio de 2023,

Rubens Renato Angelotti

Presidente da FCF”