Professor vence aposta e turma inteira usa camisas do Vasco em dia de prova
Foto: Reprodução Uol / Imagem Pessoal

O final da temporada foi tenso para os torcedores do Vasco da Gama, que lutou até a última rodada para retornar à elite do futebol nacional. Neste período de fortes emoções, alguns torcedores realizaram promessas e apostas. Em uma aposta, o professor Rafael Viola conseguiu que toda a sua turma colocasse camisas do Gigante da Colina.

Aficionado pelo Vasco, ele, que dá aula em uma faculdade de Direito no Rio de Janeiro, promoveu uma brincadeira com os estudantes. “Temos uma relação muito boa, que ultrapassa o fato de apenas transmitir o conteúdo. É uma turma muito querida. Como sou muito vascaíno, sempre tocávamos, de alguma forma, no assunto futebol. Uma parcela da turma dizia que não ia subir, ficava aquela zoação. Falei para eles: se subir, todos vão ter de vir com a camisa do Vasco para a segunda prova, sem exceção.”, contou o professor ao UOL Esporte.

Vasco da Gama bateu o Ituano na 38ª rodada da Série B e estará na primeira divisão do Brasileirão em 2023. Sendo assim, os alunos precisaram cumprir a parte deles. “Subiu, eles se organizaram e fizeram essa surpresa. Não acreditei quando vi todo mundo com a camisa do Vasco”, disse Rafael Viola.

Maria Rafaela Toledo declarou que até mesmo os torcedores dos clubes rivais abraçaram a ideia. “O professor já está com a gente há um ano. Entramos cedo com ele, no pós-pandemia, e estabelecemos uma relação de muito carinho e brincadeira. Ele apostou que se o Vasco subisse todo mundo teria de estar de Vasco na prova! É claro que eu torci muito. Os flamenguistas foram os que mais resistiram, mas aposta é aposta, e todo mundo entrou”, explicou.

A partir daí, começou a movimentação entre a turma para que quem tivesse camisas do Vasco emprestasse aos demais. Maria Rafaela, de uma família vascaína, lembrou da coleção dos irmãos Pedro Gabriel e João Renato.

“Gostando de camisa e sendo vascaínos fanáticos, a gente tem muitas do Vasco, e eu dou sorte porque o Vasco sempre lança a terceira camisa no mês do meu aniversário. Ela, nos conhecendo, falou: acho que tenho camisa para todo mundo. Ela colocou 28 camisas em uma mala e foi para a faculdade como se fosse viajar”, contou Pedro.  

A iniciativa foi tão curiosa que despertou o interesse de diversos setores da instituição de ensino, que foram até a sala e registraram o resultado da brincadeira. “Vários alunos levaram camisas também. Todo mundo entrou no espírito e quis fazer a surpresa para o professor. A galera morreu de rir. O vídeo que mais rodou foi de uma pessoa de fora da nossa turma, que gravou de tão engraçado que foi para o pessoal”, relatou Maria Rafaela.

Devido a repercussão das postagens, as redes sociais do professor universitário bombaram. “Nunca imaginei que isso poderia acontecer. Saí da faculdade e começou a pipocar marcações nas minhas redes sociais, amigos mandando mensagens. Todo mundo sabe que sou vascaíno fanático e logo reconheceram”, concluiu Viola.