Conmebol Introduz Novas Regras Para Combater o Coronavírus

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) manteve discussões sobre o cronograma e os protocolos de competição que serão introduzidos para mitigar o impacto do novo coronavírus no esporte.

Após o encontro, a Conmebol anunciou suas regras para a Copa Libertadores e a Sul-Americana. Assim, os jogadores foram proibidos de beijar a bola, trocar de camisa com outros atletas e cuspir no campo.

O presidente da entidade, Alejandro Dominguez, explicou a importância de manter contato regular com seus membros, embora de maneira virtual:

“Essas reuniões de acompanhamento com os membros do conselho nos permitem ter uma visão real e atualizada da situação em cada uma das federações. Também oportuniza alinhar nossas metas, protocolos e novas medidas para mitigar o impacto do novo coronavírus em nossas atividades”.

O conselho confirmou que as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar permanecerão inalteradas, pois pretende seguir o calendário atual da Fifa.

Além disso, as Federações receberão aproximadamente 11,5 milhões de libras do Fundo de Evolução da FIFA. Segundo a Conmebol, cerca de 400 clubes da América do Sul ganharão parte desse dinheiro.

Conmebol elabora documento de segurança para minimizar risco de coronavírus

Com relação as medidas de segurança, máscaras faciais também serão usadas por jogadores reservas durante os jogos e atletas que concederem entrevistas após o jogo para evitar que o vírus se espalhe durante as competições.

Todo participante dos jogos também deve usar suas próprias garrafas de água, enquanto jogadores e árbitros precisam fazer verificações de temperatura antes do início da partida para garantir que estão aptos a jogar.

Tanto a Copa Libertadores quanto a Copa Sul-Americana foram suspensas depois que a pandemia adiou ou cancelou a maioria dos esportes ao vivo em todo o mundo.

Na semana passada, a Comissão Médica se reuniu com dois especialistas para elaborar um documento com recomendações das autoridades locais. O documento, elaborado por médicos de diferentes países da América do Sul, será apresentado como base de trabalho para governos de cada país associado a Conmebol.

“Nosso principal objetivo será sempre proteger a saúde do futebol sul-americano. Por esse motivo, buscaremos o máximo de coordenação e consenso para a implementação ideal dessas medidas”, explicou o presidente.