La-Liga-Crava-Data-da-Volta-e-Anuncia-Maratona-de-Jogos

A La Liga, associação que cuida das duas principais categorias do futebol espanhol, divulgou que a série de exames realizada entre os 42 clubes indicou cinco resultados positivos para o novo coronavírus entre atletas.

De acordo com anúncio da entidade, todos os jogadores estão assintomáticos e passam bem. O lateral brasileiro Renan Lodi, do Atlético de Madri, apareceu na lista.

Conforme o presidente da La Liga, Javier Tebas, foram oito resultados positivos em mais de 2,5 mil testes efetuados entre atletas, técnicos, auxiliares e outros colaboradores dos times espanhóis. A La Liga salientou que todos os jogadores com coronavírus estão isolados e poderão oferecer testes para familiares e pessoas próximas.

“Esperávamos entre 25 e 30 positivos. Foi uma boa notícia para a indústria do futebol e a sociedade espanhola”, declarou Javier Tebas, em uma entrevista concedida ao canal Movistar+.

A partir desses resultados, a La Liga passou a organizar a retomada de suas atividades. Além da volta dos treinos presenciais nos clubes, a entidade está promovendo uma campanha: “VolverEsGanar”, ou “VoltarÉGanhar” em tradução livre.

O presidente ainda garantiu mais de um mês com jogos diários na Espanha. “Sim, essa é a ideia. Do início ao fim, creio que será isso (35 dias). Para o que nos resta para terminar, sim”, frisou Tebas.

Plano de retomada elaborado pela La Liga

Vale salientar que o presidente da La Liga assegurou que a estratégia atual é voltar com as duas primeiras divisões do futebol espanhol no dia 12 de junho, uma segunda-feira. Segundo esse planejamento, as competições se desenrolariam até 17 de julho.

“Ninguém sabe. Vai depender das possíveis reviravoltas e que todos cumpram as normas. O vírus segue por aí. Mas se é possível voltar no dia 12 de junho, melhor”, concluiu.

Ao todo, 27 rodadas do Campeonato Espanhol foram promovidas antes da pandemia do novo coronavírus. O Barcelona está no topo da tabela com 58 pontos, dois pontos de vantagem para o Real Madrid.