Prejuízo Esportivo no Mundo Pode Chegar a R$ 80 bi com Coronavírus
Foto: Visual Hunt

Com a suspensão de eventos esportivos devido a pandemia do novo coronavírus, já é esperado que o mundo esportivo tenha prejuízo. Sem competições oficiais, a diminuição na fonte de renda a nível mundial pode chegar a 15 bilhões de dólares, aproximadamente 80 bilhões de reais, de acordo com estudo da Sports Value, empresa especializada em marketing e finanças esportivas.

O estudo indica que a queda corresponde a 9% dos recursos destinados ao esporte profissional no planeta e 2% da indústria mundial. Programas de sócios, bilheterias e receitas fixas foram os primeiros recursos perdidos no futebol nacional, o que pode se tornar ainda mais sério devido a ajustes nos contratos com as empresas de transmissão.

A pesquisa ainda indica que a diminuição oficial tende a ser ainda maior, uma vez que a taxa não registra a baixa na comercialização no varejo de produtos oficiais, as portas fechadas de clubes e centros esportes, apostas esportivas e outros fatores indiretos.

Vale salientar que o Brasil também deve lidar com um grande prejuízo no futebol. Ainda segundo a Sports Value, não existem informações consolidadas, só que o coronavírus deve impactar fortemente o principal esporte nacional.

Foto: Visual Hunt

Isso porque o segmento brasileiro é limitado em comparação com os mercados europeu e norte-americano. Até o momento, o prejuízo se concentra em toda a movimentação registrada nas vésperas e nos dias de partidas oficiais.

A próxima dificuldade pode ocorrer com a renegociação de contratos de patrocínios e das transmissoras oficiais das competições.

Impacto do coronavírus no mundo esportivo

As principais competições esportivas do planeta foram paralisadas ou adiadas em decorrência da pandemia de coronavírus. A EuroCopa, a Liga dos Campeões, a Copa América, Libertadores e diversas ligas nacionais foram suspensas por tempo indeterminado.

Além disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou o cancelamento dos Jogos de Tóquio neste ano. A nova data para a principal competição esportiva do planeta foi anunciada para julho de 2021.