Smartphones são Plataforma de Jogos Mais Popular Entre Alemães
Foto: Visual Hunt

Os smartphones continuam sendo a plataforma de jogos mais popular entre os alemães. Ao todo, 19,5 milhões de pessoas na Alemanha usam smartphones para jogar. São 900.000 jogadores a mais do que em 2018.

Esses são os números divulgados pela German Games Industry Association (Associação da Indústria de Jogos da Alemanha), com base em dados coletados pela empresa de pesquisa de mercado GfK.

Isso significa que os smartphones são agora a plataforma de jogos mais popular da Alemanha por uma margem ainda maior; desde que alcançaram o primeiro lugar em 2018.

O número de usuários de PC também aumentou: em 2019, cerca de 16,3 milhões de pessoas jogaram em computadores, o que representa um aumento de 2,9 milhões de pessoas em relação a 2018.

As razões para esse crescimento tem a ver com lançamentos muito aguardados, como o jogo de estratégia de construção de cidades ‘Anno 1800’ ou o épico ‘Red Dead Redemption 2’,

Por outro lado, menos pessoas usaram consoles como o Nintendo Switch, o Sony PlayStation ou o Microsoft Xbox para mergulhar no mundo digital em 2019. Aproximadamente 15,9 milhões de pessoas jogaram jogos de console em 2019 – cerca de 800.000 a menos do que no ano anterior.

No entanto, os lançamentos planejados dos consoles de acompanhamento para o PlayStation da Sony e o Xbox One da Microsoft no final do ano devem dar nova vida ao setor. Sendo assim, um terço dos alemães está ansioso pelo lançamento da próxima geração de consoles.

Os tablets, por outro lado, ganharam aproximadamente 300.000 usuários adicionais em 2019, totalizando 11,3 milhões de jogadores. No geral, mais de 34 milhões de alemães jogam pelo computador e pelo videogame. A idade média é de 37,5 anos.

Mercado de jogos cresce 6% entre alemães

“Em casa ou em movimento, sozinho ou com amigos: os alemães jogam o tempo todo e em qualquer lugar. Em momentos como esse, em particular, podemos ver porque tantas pessoas na Alemanha adoram jogos: são divertidos, juntam pessoas e nos permitem escapar por um tempo, mesmo quando estamos em casa”, disse Felix Falk, diretor administrativo da associação alemã de jogo.

Sendo assim, o mercado de jogos alemão cresceu 6% em 2019, para cerca de 6,2 bilhões de euros. As vendas de hardware de jogos, incluindo consoles, PCs e acessórios para jogos, caíram 2% em relação ao ano anterior, contabilizando 2,4 bilhões de euros.

Em contrapartida, o mercado de software para jogos apresentou um ganho de 11%: em 2019, foram gastos cerca de 3,9 bilhões de euros em computadores e videogames e nas cobranças pelos respectivos serviços online.