Em abril, a Malta Gaming Authority (MGA), através de sua área de Informação e Pesquisa, realizou um estudo entre seus operadores autorizados para avaliar o impacto da pandemia do novo coronavírus no setor de jogos.
O estudo abordou diferentes questões, por exemplo, o impacto da pandemia do coronavírus nos lucros, custos operacionais e intenção de investimentos das empresas de jogos. O levantamento também englobou as preocupações da indústria e as ações tomadas pelos operadores durante a crise de saúde.
Os resultados mostram que o mais afetado seria o setor B2C – o estudo analisou 151 operadores de B2C -, cujo lucro bruto deverá cair 12% este ano. Isso é liderado pelas operadoras que trabalham com jogos do tipo 2 (apostas esportivas), cujos lucros podem cair 40% a mais do que o projetado nos orçamentos anteriores deste ano.
A maioria das operadoras está pensando em adiar planos de investimento a médio e longo prazo, dado o alto nível de incerteza. Para os lucros de 64 operadores B2B autorizados, está previsto um declínio 20% maior do que o estimado nos orçamentos anteriores deste ano.
Além disso, entre 33% e 38% dos operadores deste segmento planejam adiar os investimentos até o final do ano. O estudo em Malta também abrangeu operadores que trabalham em ambas as atividades, B2B e B2C, que estimam uma queda de 20% no lucro bruto em 2020.
Sendo assim, a MGA afirmou que vai continuar monitorando o impacto da pandemia do COVID-19. Portanto, a entidade conduzirá estudos adicionais para avaliar outros danos a indústria de jogos em Malta.
Efeitos da pandemia do novo coronavírus em Malta
Até o momento, Malta teve 619 casos confirmados da covid-19 com 537 pacientes recuperados e nove falecimentos. No total, o coronavírus infectou mais de seis milhões de pessoas e já causou 371 mil mortes ao redor do mundo.