Sportradar pode entrar com ação legal contra Genius Sports
Foto: Twitter Sportradar

O Sportradar ameaçou tomar uma medida legal contra a Genius Sports por causa do acordo do fornecedor de dados por direitos exclusivos à Premier League, a principal Liga Inglesa de Futebol e da Liga Escocesa de Futebol Profissional.

A Genius Sports comprou os direitos da Football DataCo no início deste ano, negando qualquer obrigação de entrar em acordos de sublicenciamento com outros fornecedores de dados. O contrato deve durar cinco temporadas, de 2019-20 a 2023-24.

Conflitos entre Sportradar e Genius Sports

Anteriormente, Mark Locke, CEO da Genius Sports, chegou a afirmar que não havia nenhum dispositivo para repassar os direitos, só que a empresa estava aberta a conversar com qualquer pessoa e/ou empreendimento interessado.  

Apesar da aparente abertura da Genius à discussão, no entanto, a Sportradar acusou o fornecedor de bloquear a concorrência ao entrar no acordo exclusivo.  

O acordo exige que outros fornecedores de dados comprem direitos de sub-licença da Genius Sports antes de fornecer dados. Mas a Sportradar deseja coletar seus próprios dados, alegando que os acordos atuais “infringem as leis de concorrência do Reino Unido e da UE”.

Uma carta antes da ação vista pelo The Sunday Times acusa a Genius Sports e Football DataCo de “atacar agressivamente” qualquer outra pessoa que colete dados de partidas ao vivo nos estádios. A Genius Sports se recusou a comentar a possibilidade de levar a discussão para Justiça. Sportradar ainda não comentou, apesar de ser a parte que considerou a ação legal.

Saiba mais sobre a Sportradar

A Sportradar é líder global no entendimento e no aproveitamento do poder dos dados esportivos e do conteúdo digital para seus clientes em todo o mundo. A empresa fornece soluções e serviços de ponta para empresas de mídia, casas de apostas, federações esportivas e autoridades estaduais.

De acordo com informações instituições, a organização emprega mais de 1.900 pessoas em mais de 30 locais espalhados pelo globo.