PL quer repassar parte da arrecadação com loterias a entidades que zelam por idosos
O autor da proposta, deputado Miguel Lombardi. Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4340/23 cria o Programa Nacional de Apoio às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), destinando a essas instituições 1% da arrecadação com as loterias de “São João”, de “Natal” e da “Mega da Virada”.

O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais destinadas a oferecer moradia e condições de liberdade, dignidade e cidadania para idosos.

Destinação dos recursos das loterias

Os recursos, conforme o texto, deverão ser aplicados integralmente em ações de:

  • prevenção e controle de infecções dentro das ILPIs;
  • compra de insumos e de equipamentos básicos para segurança e higiene dos residentes e funcionários;
  • compra de medicamentos; e
  • adequação dos espaços para isolamento dos casos suspeitos e leves de doenças graves.

“A pandemia que recentemente abateu o mundo deixou esses cidadãos ainda mais vulneráveis, tendo em vista que as ILPI’s passaram a sofrer de carências crescentes de recursos”, ressaltou o autor, deputado Miguel Lombardi (PL-SP).

Além disso, ele apontou ainda que idosos acolhidos em ILPI’s geralmente sofrem de comorbidades e não têm condições financeiras para conviver sem ajuda externa.

O projeto estabelece, por fim, que os recursos vindos das loterias deverão ser repassados mesmo a instituições com dívidas tributárias pendentes com o governo federal e independentemente da apresentação da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).

Tramitação do projeto

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, em algumas comissões.

Portanto, a lista inclui comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.