Macau anuncia proibição de voos do exterior por duas semanas

Macau proibiu por duas semanas todos os voos de entrada de passageiros vindos de fora da China para conter um aumento recente dos casos de Covid-19.

Em uma ação impactante aos negócios, o ‘Novel Coronavirus Response and Coordination Centre’ de Macau proibiu a entrada de voos provenientes do exterior entre 9 e 23 de janeiro.

O Departamento de Saúde da cidade disse que proibirá “aviões civis de transportar passageiros de lugares fora da China para Macau”.

Assim como Hong Kong e a vizinha China continental, Macau tem mantido fortes restrições de viagem. Visitantes não residentes não podem entrar na cidade, enquanto todos os residentes que chegam do exterior estão sujeitos a uma quarentena obrigatória, independentemente de terem ou não um teste positivo para Covid-19.

Com exceção da China continental e Hong Kong, isto pode variar de 21 a 35 dias, dependendo do país de onde o visitante está chegando.

Hong Kong anunciou medidas semelhantes em 5 de janeiro. Foi introduzida uma proibição de duas semanas para voos de entrada da Austrália, Canadá, França, Índia, Paquistão, Filipinas, Reino Unido e EUA. Isto entrará em vigor a partir de 8 de janeiro e se estenderá até 21 de janeiro.

Macau evitou até agora qualquer morte e detectou apenas 79 casos no total, embora registre casos assintomáticos. Em 26 de dezembro, a cidade detectou seu primeiro caso da variante Omicron, que foi logo seguido por um segundo, em 29 de dezembro.

A antiga colônia portuguesa abriga mais de 650 mil pessoas, que habitam uma área terrestre aproximada de pouco mais de 30 km2, fazendo de Macau uma das regiões mais densamente povoadas do planeta.

Apesar das medidas necessárias, Macau vive um bom momento

Mesmo passando por um momento delicado e tomando medidas necessárias para conter a Covid-19, recentemente o governo de Macau relatou em um comunicado oficial, que a economia do centro de jogo asiático expandiu-se pelo segundo trimestre consecutivo após melhorias nos serviços de jogos e turismo; o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 32,9% em relação a 2020.

Informações do Serviço de Estatística e Censo (DSEC) indicaram que as exportações de serviços aumentaram 181% em uma comparação anual no terceiro trimestre, impulsionadas por uma recuperação no número de visitantes, as exportações de serviços de jogos/cassinos e outros serviços de turismo cresceram 302,6% e 303,3%, respectivamente.