AFC Bane 2 jogadores de Futebol do Laos por Manipulação de Resultados
Foto: Site Oficial Fifa

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) baniu dois jogadores da seleção nacional do Laos, Khampheng Sayavutthi e Lembo Saysana, por manipulação de resultados.

O comitê disciplinar proibiu a dupla de participar de “quaisquer atividades relacionadas ao futebol por toda a vida”, disse a AFC em comunicado, acrescentando que pedirá à Fifa que estenda as proibições em todo o mundo.

A AFC não revelou detalhes do suposto aparelhamento de partidas para evitar pôr em risco uma investigação em andamento. Mas afirmou que a sanção dura reflete uma “política de tolerância zero na manipulação de resultados”.

Não é a primeira vez que o futebol do Laos está sob investigação por suposta manipulação de resultados. A melhor equipe do Laos, a Toyota FC foi banida da Liga dos Campeões da AFC de 2018 por “organizar ou influenciar” o resultado das partidas nos torneios de 2015 e 2016.

Vale salientar que a Liga dos Campeões AFC é uma competição que ocorre todos os anos entre os clubes vencedores das ligas nacionais e das copas das 14 principais federações de futebol do continente asiático. O torneio é organizado pela Confederação Asiática de Futebol e indica o representante asiático na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

AFC: saiba mais sobre a Confederação Asiática de Futebol

A Confederação Asiática de Futebol, mais conhecida pelo acrônimo AFC, é a entidade oficial responsável por organizar as competições internacionais de futebol no continente asiático.

Atualmente, está sediada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. Sendo que a organização esportiva foi fundada no dia 8 de maio de 1954, em Manila, também nas Filipinas.

No ano de 2004, a Liga dos Campeões da Ásia não foi realizada por causa da epidemia do vírus SARS no continente asiático. Dois anos depois, a seleção da Austrália passou a integrar a AFC. Essa era uma antiga solicitação dos australianos e foi acatada pela Fifa, entidade máxima da modalidade no planeta.