Laboratório de análise alimentado por IA da Sportradar se tornou essencial para o March Madness

Cada equipe do Final Four neste fim de semana recebeu relatórios de reconhecimento de uma empresa de dados que está dizendo a eles … como vencer uns aos outros. Synergy, o laboratório de análise de basquete alimentado por IA que foi adquirido pela Sportradar há dois anos, evoluiu para tal recurso de treinamento que todos os programas masculinos e femininos assinam seu serviço de observação apenas pelas nuances e volume de tudo.

Um detalhamento de cada time da faculdade durante toda a temporada? Isso está disponível. Quais jogadas o time executou em cada posse de bola? Disponível. Quem passou a bola para quem e depois para quem e depois para quem? Disponível. Quem chutou a bola e de onde? Disponível. Não acredita neles? Eles verificarão com prazer em seu vídeo.

Eles literalmente monitoram 75.000 jogos de basquete por ano – do ensino médio ao DI, ao DII, ao DIII, à G-League, à EuroLeague e à NBA – e estima-se que tenha 50 milhões de arremessos rastreados em seu banco de dados desde a sua criação em 2004. Mas quando veio especificamente para o March Madness deste ano, o Synergy registrou todos os jogos em tempo real e distribuiu um relatório de vídeo com dados após o fim de cada jogo.

Considerando que as equipes às vezes têm apenas 30 horas para se preparar para um oponente do Torneio da NCAA, o Synergy também irá mapear convenientemente as jogadas de cada oponente e fornecer APIs para equipes de treinamento de nível mais especializado que tenham seus próprios departamentos analíticos.

“Não tenho [nenhuma história] para o March Madness deste ano, mas, [em 2012], tivemos 15 cabeças-de-chave, Norfolk State, vencendo 2 cabeças-de-chave, Missouri”, diz Mark Silver, EVP, Sports Performance, Sportradar. “E imediatamente após o jogo, o treinador [do estado de Norfolk] ligou e nos agradeceu por tudo o que fizemos e disse: ‘A única razão pela qual vencemos foi o fato de termos o relatório de observação do Synergy”.

Um dos primeiros clientes do Synergy, da Sportradar, foi Jim Larranaga

Um dos primeiros clientes da empresa da Sportradar em 2006, na verdade, foi um então relativamente desconhecido Jim Larranaga, da George Mason University – que alavancou a plataforma até uma chocante Final Four naquela temporada. Agora, Larranaga está de volta à Final Four com o Miami e novamente com o Synergy.

O produto ajuda os treinadores em vários níveis, sendo o primeiro a preparação para o jogo. A iniciativa fornecerá as tendências inatas de um oponente, como em qual direção um jogador de poste tende a girar para a cesta – fora de seu ombro direito ou esquerdo.

Outra nova ativação é quantificar o papel de cada jogador no torneio da NCAA deste ano. O software da Synergy pode determinar as características posicionais de qualquer jogador, apoiando-se em um banco de dados que contém todas as jogadas de jogadores universitários desde 2014.

Ao usar inteligência artificial para categorizar cada jogador, o Synergy talvez tenha se tornado a peça central tecnológica do portal de transferência. “Sem dúvida, desempenhamos um papel importante na transformação do portal de transferência porque você pode entrar em nosso sistema”, diz Silver.

“E se você está procurando por um tipo de jogador ou um jogador em uma determinada classe, se eles estão jogando em JUCO ou D1 ou D2 ou D3 – ou se você já conhece o jogador – você pode facilmente ir e encontrar cada jogo que esse jogador jogou. Desde o ensino médio, provavelmente”.

“Ou, se você só precisa preencher uma vaga, pode pesquisar e consultar o sistema para tentar encontrar um jogador que se encaixe melhor no que você está procurando. Portanto, recrutamento, prospecção, transferências: esse é um dos grandes para nós”, complementou.

O sistema Synergy Automated Camera é outra vantagem de alta tecnologia, considerando que sua visão da câmera rastreia a qualidade da tomada e as tendências do time/jogador, ao mesmo tempo em que fornece confirmação de filme e vídeo do treinador. As câmeras do Hawk-Eye cuidam disso para a NBA.