A estrela da NBA, Stephen Curry é mais um astro mundial a aderir ao mercado dos criptoativos através dos tokens não fungíveis (NFTs). Diferente de outros famosos que criaram os seus próprios tokens, Curry preferiu entrar como um comprador.
O jogador de basquete adquiriu por 55 ether, cerca de 180 mil dólares ou em torno de 1 milhão de reais, um NFT da plataforma Bored Ape Yatch Club, um conjunto de mil desenhos convertidos em tokens que circulam na rede Ethereum.
O Bored Apes se caracteriza por ser uma série de desenhos semelhantes, com um mesmo tema, em que elementos como tonalidades, acessórios e outros detalhes fazem com que cada um seja raro e, consequentemente, alcance maior ou menor valor.
O NFT comprado por Curry, o Ape 7990, que já virou a sua foto de perfil em uma rede social, é extremamente raro. O terno de lã utilizado pelo macaco na criptoarte aparece somente em 1% dos NFTs da coleção, enquanto os olhos de zumbi em apenas 3% e o pelo azulado em 5%.
Sendo assim, Bored Ape Yatch Club é considerada uma das coleções mais prestigiadas do mercado de NFTs, tendo rendido, em toda sua história, aproximadamente 400 milhões de dólares em negociações.
Os ‘Apes’ foram comercializados, em média, por 25 ether, ou seja, 80 mil dólares. Todavia, outros já foram vendidos por valores elevadíssimos, como o Ape 8135 que atingiu o valor de 1,62 milhão de dólares recentemente. Esse segmento de NFTs cresceu muito neste ano, com inúmeras plataformas movimentando milhões de dólares em operações.
Amplo mercado mundial de NFTs
Atualmente, os NFTs podem ser encontrados em inúmeras áreas, como jogos em blockchain e ativos esportivos, como as plataformas Sorare, de futebol, e NBA Top Shop, de basquete. O NBA Top Shot, por sua vez, bateu um recorde, quando aconteceu a maior negociação de sua história.
Comercializado por 230 mil dólares, ou mais de 1,15 milhão de reais, um cartão digital de um lance de LeBron James se converteu na marca mais alta da plataforma. Esses cards, chamados de moments, de LeBron estão nos quatro primeiros lugares dos mais caros da história.
O líder, comercializado no fim da última semana, apresenta um lance da final da temporada 2020, na qual ele, atuando pelo Los Angeles Lakers, se sagrou campeão. O ‘moment’ vendido conta com uma tiragem de somente 79 unidades, e a que bateu a marca história é a de número 23, camisa de LeBron.