O governo de Macau adiou a criação da tão esperada bolha de viagens com Hong Kong devido a um novo caso na região. Embora os planos para permitir viagens sem quarentena entre as cidades já tenham enfrentado vários atrasos, as autoridades de Macau afirmaram anteriormente que as negociações serão retomadas depois de Hong Kong passar 28 dias sem uma infecção local.
Isso também permitiria que os visitantes de Macau pulassem a quarentena obrigatória de 14 dias. No entanto, em 7 de junho, Hong Kong registou um novo caso de Covid-19 e, embora tenha sido classificado como importado, o governo de Macau disse que precisam de mais tempo para observar a situação em Hong Kong.
Atualmente, Macau facilitou as viagens apenas com uma parte da China e as autoridades alegaram que qualquer melhoria nas restrições de viagens para Hong Kong exigirá comunicação e cooperação com os governos. Todavia, Macau pretende retomar as viagens com outros países e territórios.
A empresa analista Sanford C. Bernstein prevê que o atraso na bolha das viagens com Hong Kong impedirá que Macau registre um aumento de 13% nas visitas diárias (com base no número de 3.000 visitantes por dia).
Governo de Macau esperava acelerar a retomada da economia em julho e agosto
Esperava-se que o turismo de Macau se recuperasse gradualmente com a alta no número de viagens de outros lugares. No entanto, a estagnação da bolha de viagens com Hong Kong terá um impacto considerável sobre esses planos. A cidade continua focada nas regiões asiáticas próximas, então, os visitantes internacionais podem ser forçados a esperar um pouco mais.
A diretora do Gabinete de Turismo do governo local, Maria Helena de Senna Fernandes, projetava que a taxa de ocupação hoteleira nos meses de julho e agosto pudesse atingir os 80%, diante da capacidade de 60% registrada em maio.
O adiamento na consolidação da bolha de viagens com Hong Kong, porém, juntamente com as restrições existentes para algumas das províncias da China, provavelmente diminuirá essa estimativa e afetará a retomada das indústrias de turismo e de jogo.