JKO não fará nova oferta pela Playtech e abre caminho para aquisição pela Aristocrat

A JKO Play confirmou que não cumprirá o prazo para fazer uma oferta oficial pela Playtech, deixando Aristocrat como o único interessado nas ações majoritárias da empresa de jogos. A família Eddie Jordan e a empresa de propriedade de Keith O’Loughlin – que controla uma participação de 0,51% na Playtech – revelaram que se retirariam da disputa.

Isso abriu o caminho para o grupo de jogos Aristocrat, listado na Austrália, concluir sua aquisição da Playtech, uma intenção que deixou clara pela primeira vez em novembro de 2021 com uma oferta de £ 2,7 bilhões. Caso a Aristocrat seja bem-sucedida, a data da fusão foi marcada para o segundo trimestre do ano.

A oferta da Aristocrat representou um prêmio de 58% sobre o preço de fechamento da Playtech no momento do anúncio da proposta, com a empresa australiana planejando financiar a transação em dinheiro por meio de uma rodada de levantamento de ações de £ 864 milhões, além de outros recursos.

A oferta manteve o apoio de longo prazo do conselho da Playtech, que continuamente recomendou que os acionistas da empresa aceitassem a oferta, apesar de estender o prazo da JKO para fazer uma proposta de 5 de janeiro até 26 de janeiro, adiando para 2 de Fevereiro a Assembleia do Tribunal e a Assembleia Geral.

Embora apoiando o acordo da Aristocrat como a ‘opção preferida’, o conselho da Playtech concedeu duas vezes à JKO uma ampliação de prazo para enviar seu acordo, pois Jordan estava finalizando um novo lance de £ 3 bilhões financiado pelo fundo de Nova York, Centrebridge.

Posicionamento oficial da Playtech

Uma declaração da Playtech no momento da segunda extensão dizia: “Apesar de qualquer adiamento da Assembleia do Tribunal e da Assembleia Geral, não há certeza de que a abordagem da JKO resultará em uma oferta para a empresa, nem quanto aos termos em que qualquer oferta pode ser feito”.

“Os Diretores da Playtech continuam recomendando por unanimidade que os Acionistas da Playtech votem a favor da Oferta da Aristocrat na Assembleia do Tribunal e a favor das Resoluções da Playtech a serem propostas na Assembleia Geral.”

Isso representa um segundo marco nos planos de aquisição da Aristocrat, após a venda da divisão comercial da Playtech, Finalto, para a Gopher Investments no início do mês passado, um requisito fundamental da oferta de aquisição.

Caso a Aristocrat conclua com sucesso a fusão, detalhou a ambição de reforçar sua posição no setor de jogos europeu, alavancando a subsidiária Snaitech, da Playtech – que mantém uma forte presença na Itália. Além disso, a empresa destacou planos para fortalecer suas receitas, expandir seu alcance de clientes e fornecer material para suas operações de jogos online.

No entanto, a JKO ainda se reserva o direito de anular as restrições com o acordo do conselho da Playtech, se uma terceira parte anunciar uma intenção de fazer uma oferta, se a empresa de tecnologia de jogos anunciar uma proposta ou se houver uma mudança de circunstâncias sob a regra 2.8 do ‘Código de Aquisição’.