Depois da regulamentação, Poker online cresce na Espanha

Crescimento do "cash" poker impulsiona números espanhóis.

Publicado em
 
Imagem: IFMP

A Associação Espanhola de Jogos Digitais (Jdigital) destacou as principais mudanças regulatórias dos jogos de azar online, que fizeram com que o poker online na Espanha voltasse a crescer.

De acordo com dados publicados pela Direção-Geral do Regulamento do Jogo, dos jogos de azar online, o poker em específico, cresceu 37% em 2018, atingindo quase 82 milhões de euros em GGR na Espanha.

O novo presidente da Jdigital celebra o sucesso da mudança da regulamentação: “estes números mostram o bom trabalho que está sendo realizado sobre as questões regulamentares relacionadas com jogos de azar on-line na Espanha, oferecendo aos usuários um mercado atraente ao mesmo tempo seguro”.

Antes da regulamentação, o poker online na Espanha era um dos segmentos com maior potencial.

De 2007 a 2011, passou de 40 milhões e ultrapassou a barreira dos 100.

No entanto, a regulamentação de 2012 tornou as plataformas de poker na Espanha pouco atrativas para jogadores e o segmento começou a diminuir, inclusive, causou a saída de jogadores profissionais da Espanha.

Em 2017 a receita do poker online despencou para 60 milhões de euros, uma queda de 40% em comparação com os números do setor, pouco antes da regulação.

Em julho daquele ano, a Direção-Geral de Jogos e as autoridades reguladoras de jogo online concordaram em compartilhar a liquidez com França, a Itália e Portugal, o que significa que as operadoras licenciadas na Espanha começaram a fundir as carteiras de cash games (forma de jogar poker em que os jogadores jogam com dinheiro verdadeiro “cash”). A partir da assinatura do acordo, o poker volta a crescer.

Segundo estatísticas divulgadas pela DGOJ, o poker elevou o crescimento global da indústria de jogos online em 2018 e cresceu 25%, atingindo cerca de 700 milhões de euros de GGR na Espanha.

Entre outubro e dezembro do ano passado, o poker registrou um aumento de 6,40% em relação ao trimestre anterior e 36,54% em relação a 2017.

O principal fator desse aumento é o cash poker, que registou um crescimento no trimestre de 8,95%.