Clubes profissionais de futebol receberão 5% da arrecadação da loteria do Distrito Federal
Foto: Carlos Gandra/ CLDF

Na última terça-feira, 10, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em segundo turno, o lançamento da loteria do Distrito Federal. A nova loteria será administrada pelo Banco Regional de Brasília (BRB) e repassará boa parte das quantias arrecadadas a vários segmentos públicos e iniciativas sociais privadas locais.

O futebol profissional brasiliense será um dos setores beneficiados. Os clubes profissionais poderão receber 5% da arrecadação, conforme Emenda 20, proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa.

“Fica destinado 5% dos recursos arrecadados em cada sorteio, com a exploração de jogos lotéricos de que trata a presente lei, para as entidades de prática desportiva da modalidade futebol sediadas no Distrito Federal que cederem os direitos de uso de suas denominações, suas marcas, seus emblemas, seus hinos ou seus símbolos para divulgação e execução do Serviço Púbico de Loteria do Distrito Federal”, diz a emenda.

Clubes trocarão espaço publicitário por 5% da arrecadação da loteria

Sendo assim, as equipes trocarão espaço de propaganda por 5% da quantia obtida em cada sorteio. No entanto, o projeto não detalha como acontecerá essa divisão e tampouco a frequência desses repasses.

Segundo o site Distrito do Esporte, esse percentual não estava na proposta inicial, encaminhada pelo governador Ibaneis Rocha no ano passado. O presidente da CLDF, Rafael Prudente, afirmou: “tenho certeza que será um grande avanço. Quero agradecer a toda a turma da federação que nos procurou, e procurou o deputado Pedrosa”.

“Então, conforme combinado aqui, a emenda está sendo apreciada e aprovada para que o esporte tenha cada dia mais apoio social do nosso governo e agora com a criação da loteria, eu tenho certeza, nós teremos um grande avanço”, acrescentou.

Um dos responsáveis pela adição das equipes brasilienses, Godofredo Gonçalves frisou: “é uma vitória muito grande para o esporte e o futebol do Distrito Federal. Agradecer ao Deputado Eduardo Pedrosa (autor da emenda), Agaciel Maia (presidente da CEOF) e ao presidente da Câmara Rafael Prudente por sempre nos receberem e ouvirem as demandas que propomos. É uma mudança de patamar e profissionalismo para os times do DF”.

Agora, a proposta segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.