Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, foi palco de um marco transformador: a inauguração da Faculdade da Luta, que ocorreu no sábado (31). Trata-se de um projeto social inovador, que surge com o objetivo de abrir portas e ampliar horizontes por meio da combinação de esporte, educação e cidadania.
A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Centurion Association e a SiGMA Foundation, duas entidades comprometidas com o impacto social positivo.
Com um modelo acessível e totalmente gratuito, o projeto vai oferecer uma ampla gama de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e adultos.
As aulas incluem diversas modalidades de artes marciais — como MMA, Boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Wrestling —, além de cursos de inglês, oficinas de marketing esportivo, noções de educação financeira, programas de defesa pessoal voltados especialmente para mulheres e atendimentos com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
De acordo com Roberto Gallo, presidente da Centurion, o projeto tem o propósito de ir além do incentivo à prática dos esportes. “Mais do que uma academia ou centro educacional, o projeto é um espaço de acolhimento, aprendizado e empoderamento”.
“A Faculdade da Luta nasce com a missão de transformar vidas. Não é só sobre esporte, é sobre dignidade, futuro e cidadania”, disse.
Inauguração contou com a presença da comunidade e autoridades
A inauguração foi aberta ao público e contou com a presença de autoridades, atletas de renome, lideranças comunitárias e moradores da região. O evento foi um momento de celebração, inspiração e demonstração do poder que a união entre esporte e educação tem para mudar realidades.
A expectativa é de que o espaço se torne um polo de referência não apenas para Heliópolis, mas para toda a cidade de São Paulo, provando que, com investimento humano e compromisso social, é possível construir um caminho melhor para todos.
Gallo: “O projeto tem como objetivo mudar vidas, através do esporte e educação. Eu conheço o lugar pela vizinhança de Heliópolis, e meu objetivo de dar esse presente para comunidade”.
“Aqui vamos criar atletas que queiram entrar no mundo profissional, com a Centurion Association, que é a mãe da Faculdade da Luta, vamos abrindo portas para quem quer lutar e depois vamos ajudar a entrar no mundo profissional do esporte”.
“Este projeto dá oportunidade de ter um nível de treinamento totalmente profissional. Temos nutricionista, fisioterapeuta, treinador de Muay Thai, de boxe, luta livre, MMA de alto nível, que seria inacessível para muitas pessoas, e agora, eles podem treinar com uma estrutura profissional total, finalizou Roberto Gallo.
O projeto Faculdade da Luta
A Centurion Association é um projeto de impacto social nascido da colaboração entre o Centurion FC e a SiGMA Foundation. Essa parceria está comprometida em transformar vidas por meio da educação, das artes marciais e do desenvolvimento pessoal.
Sediada em Heliópolis, São Paulo — uma das maiores comunidades urbanas do Brasil — opera um centro de treinamento com 1.000 m². Lá, oferece programas totalmente gratuitos para capacitar jovens e famílias.
A missão do projeto é gerar mudanças reais, oferecendo acesso a ferramentas e conhecimentos que abrem portas para novas oportunidades.