Exclusivo- Laurent Puons, CEO da Sportel Mônaco, 'visamos um número de visitantes equivalente a 2019'

A Sportel Mônaco está há mais de 30 anos na indústria de negócios de esportes, tendo um enorme sucesso e participação mundial em todas as suas edições. Este ano, a Global Sports Media & Technology Convention acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, em Mônaco. 

O evento terá um poderoso networking e receberá os principais líderes do setor para gerar novas e estimulantes discussões. O ‘Speakers Corner Conference Summit’, que aumentou significativamente com mais de 50% de sessões, definirá a tendência com um incrível line-up de 40 especialistas internacionais apresentando 3 palestras inspiradoras, 6 Masterclasses e 16 sessões de apresentação de ponta.

As últimas novidades em mídia esportiva e as principais tendências tecnológicas que revolucionam o setor de transmissão esportiva estarão presentes. Temas como IA, nuvem, produção automatizada de esportes ao vivo, gerenciamento de dados, OTT, streaming, mídia social, NFTs, Metaverse e Web 3.0 estarão presentes.

A equipe da iGaming Brazil conversou com exclusividade com Laurent Puons, o CEO da Sportel, que revelou detalhes e últimos ajustes antes de mais um incrível evento num dos mais belíssimos cartões postais do mundo.

Confira a entrevista na íntegra:

iGaming Brazil – Faltando aproximadamente 1 mês para o evento, quais são suas expectativas para este ano, como estão os preparativos? Por que a escolha do slogan “De volta ao topo”?

Laurent Puons – Para esta nova edição, o SPORTEL Mônaco assumiu o desafio de retornar ao seu patamar pré-Covid. Atingiremos o objetivo de encher o nosso piso comercial, nomeadamente com as duas tradicionais salas de exposição (Ravel e Diaghilev).

“Voltar ao topo” porque visamos um número de visitantes equivalente a 2019. A Sportel Mônaco 2022 apresenta este ano uma experiência de cliente verdadeiramente maximizada e inúmeras oportunidades de networking que permitirão a todos os participantes encontrar as alavancas estratégicas para impulsionar seus o negócio.

iGaming Brazil – O que muda da edição do ano passado para este, novidades em termos de participação, protocolo e até novas tecnologias?

Laurent Puons – Como sabemos em 2020, tivemos que cancelar a organização da Sportel Mônaco por causa da situação global sem precedentes. Em 2021, voltamos com a primeira convenção internacional do setor realizada 100% presencial. Ficamos muito satisfeitos com a participação e a qualidade do evento, mesmo que o mercado fosse muito mais europeu do que nos anos anteriores.

iGaming Brazil – Agora, sem a forte ameaça do COVID, as coisas ficaram mais simples? Comparando com as últimas edições, como está a demanda por esta?

Laurent Puons – Este ano, os maiores players da indústria esportiva de todo o mundo estão de volta, notadamente as principais organizações norte-americanas (Amazon, ESPN, Fight Sports, Major Baseball League, NFL, NBA, Snapchat, Veritone, Viewlift, WWE etc.) , bem como organizações asiáticas (Confederação Asiática de Futebol, Dentsu, Transvision, Nippon Television Network, ONE Championship, etc.) e europeias (DAZN LaLiga, Eurosport, Bundesliga, FIFA, Feedconstruct, Sportway, Infront). Também temos mais de 40 empresas que nunca participaram da SPORTEL.

Em um momento em que a indústria do esporte deve aproveitar novas oportunidades e desenvolver novas estratégias para se preparar para o futuro e encontrar novas fontes de crescimento e receita, a Sportel Mônaco reunirá todas as forças motrizes do setor para multiplicar oportunidades de desenvolvimento e inovação.

De fato, inovações e tendências tecnológicas continuam a revolucionar a indústria de transmissão esportiva. À medida que o consumo e a experiência de visualização evoluem, as emissoras e os serviços de streaming lutam para atrair a atenção dos espectadores, aumentar novas bases de fãs e gerar maior envolvimento dos fãs. Isso levou a mais investimento e desenvolvimento em IA, realidade virtual e aumentada e novas técnicas de tecnologia em nuvem.

Uma nova tendência que também vai surgir durante a Sportel é a terceira geração da evolução das tecnologias web (Web 3.0), nomeadamente com a ascensão dos NFT’s e das criptomoedas. O Metaverso também é um assunto que estará cada vez mais em voga para aumentar o engajamento dos fãs.

iGaming Brazil – Quais serão os temas das masterclasses e apresentações desta edição?

Laurent Puons – O encontro da conferência expandida no Speakers Corner verá uma incrível linha de mais de 40 inovadores do setor e influenciadores internacionais subindo ao palco para 3 palestras inspiradoras, 6 painéis Masterclass especializados e 16 sessões de apresentação de ponta (mais de 50% a mais do que em 2021).

Os participantes irão capturar os mais recentes insights da mídia esportiva, desde investimentos de private equity no esporte e o desafiador calendário de eventos esportivos internacionais, até a diversidade na liderança da mídia esportiva e a defesa dos esportes femininos.

As principais inovações e tendências tecnológicas mencionadas que revolucionam a indústria de transmissão esportiva serão discutidas em profundidade durante os painéis e sessões e, além disso, destacarão a produção automatizada de esportes ao vivo, gerenciamento de dados, OTT, streaming, mídia social e o movimento em direção à digitalização de ativos.

O encontro dará aos participantes uma plataforma valiosa para aprendizado, intercâmbio e estratégia para complementar perfeitamente as reuniões e atividades do mercado.

iGaming Brazil – Como foi a Sportel Rendez-Vous em Miami? O resultado foi o esperado?

Laurent Puons – O novo conceito Sportel “Rendez-Vous” é a série de mercado de 2 dias simplificada no exterior, apresentando produtos de melhor valor, com passes econômicos para participantes e oportunidades de exibição, bem como tarifas especiais de quarto de hotel, para garantir um melhor ROI para nossos participantes.

Complementado por uma cúpula de conferência inovadora, oferece uma ampla gama de oportunidades de eventos de patrocínio e networking, bem como muitas atividades extracurriculares para ampliar a experiência SPORTEL.

A primeira edição em Miami, em março de 2022, foi um grande sucesso! O mercado se esgotou bem antes do evento e os números foram superiores às nossas duas últimas edições em Miami, com mais de 500 participantes de 290 empresas, incluindo 80 novas empresas que nunca participaram da Sportel.

iGaming Brazil – Quais seriam as particularidades do evento de Mônaco, Miami e Bali?

Laurent Puons – Com mais de 7.000 m² de área de exposição complementada com uma cúpula de conferências, o SPORTEL Mônaco é nosso principal evento, reunindo toda a indústria esportiva em um único local. É a casa de toda a indústria de negócios esportivos.

A série Sportel “Rendez-Vous” oferece oportunidades adicionais para fazer negócios internacionalmente, em diferentes mercados e continentes, durante todo o ano, em um formato menor, mais íntimo e acessível.

iGaming Brazil – A Sportel já está presente na Europa, América do Norte e Ásia. Pretende expandir para a América do Sul?

Laurent Puons – Na verdade, estamos discutindo a oportunidade de organizar um Sportel na América do Sul em 2024. Nada está confirmado ainda, mas espero que possamos anunciar oficialmente muito em breve nos próximos meses!