ITIA-bane-arbitro-de-tenis-portugues-apos-manipulacao-de-partidas.jpg

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) decretou a proibição vitalícia do árbitro de tênis português, Daniel Zeferino, após ter sido considerado culpado de acusações de fraude em partidas.

As acusações são relacionadas à manipulação de pontuações por Zeferino, que foram introduzidas em seu dispositivo eletrônico de pontuação em um evento ITF M15 em 2020, facilitando os ganhos de apostadores em alguns jogos.

Zeferino, que era um árbitro de renome, admitiu sua conduta em uma entrevista com a ITIA e não contestou as acusações.

Decidindo sobre o caso, o auditor independente anticorrupção (AHO), Ian Mill, disse que Zeferino deve ser removido do esporte permanentemente, o que significa que ele não poderá mais trabalhar em eventos de tênis autorizados ou sancionados por qualquer órgão governamental internacional de tênis ou associação nacional.

A ITIA observou que a Zeferino violou duas seções do Programa Anti-Corrupção do Tênis (TACP). Estas incluíam a Seção D.1.b do TACP 2020, que diz que nenhuma pessoa coberta deverá, direta ou indiretamente, facilitar qualquer outra pessoa a apostar no resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer evento ou qualquer outra competição de tênis.

Zeferino também foi considerado como tendo violado a Seção D.1.d do TACP 2020, que estabelece que as pessoas não devem contribuir para o resultado, ou qualquer outro aspecto, de qualquer evento de tênis.

Outros casos de fraudes detectados pela ITIA

A decisão vem após a ITIA confirmar recentemente que seis tenistas espanhóis foram banidos do esporte após terem sido condenados por acusações criminais relacionadas à fraude de partidas nos tribunais espanhóis.

Marc Fornell Mestres, que tinha um ranking ATP de 236, e Jorge Marse Vidri, cujo ranking ATP mais alto era de 562, foram ambos proibidos, assim como os jogadores não graduados Carlos Ortega, Jaime Ortega, Marcos Torralbo e Pedro Bernabe Franco.

Todos os seis jogadores se declararam culpados de acusações de corrupção e foram condenados na Espanha como parte de um caso mais amplo envolvendo o crime organizado, que continua em andamento.