ITIA bane permanentemente tenista marroquino por manipulação de resultados

O marroquino Simohamed Hirs foi banido do tênis pelo resto da vida, depois de ser considerado culpado de manipulação de resultados. A punição foi aplicada pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) após investigações sobre várias suspeitas envolvendo Hirs.

O caso foi julgado pelo oficial de audiências anticorrupção, Amani Khalifa. A decisão significa que desde o dia 18 de julho, Hirs está proibido de jogar ou comparecer a quaisquer eventos de tênis que sejam autorizados ou sancionados pelos órgãos reguladores da modalidade. Além da proibição, Hirs também foi multado em US$ 35 mil. 

O jogador foi considerado culpado de três acusações de manipulação de resultados e também violou três seções do programa Anti-Corrupção de Tênis. A primeira seção envolve o resultado dos jogos, que diz “nenhuma pessoa deve, direta ou indiretamente, planejar ou tentar arquitetar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer evento.”

Já o segundo termo se refere a fazer um indivíduo participar de uma partida, sem dar o seu melhor para vencer o confronto direto: “nenhuma pessoa deve, direta ou indiretamente, facilitar ou solicitar a qualquer jogador para não usar seus melhores esforços em qualquer evento”.

Por último, o terceiro trecho do programa Anti-Corrupção de Tênis desrespeitado pelo marroquino estabelece que um esportista precisa relatar qualquer suspeita de manipulação de resultados à ITIA “o mais rápido possível”.

Nesse caso, o texto estabelece que se um atleta for abordado por alguém que ofereça dinheiro para “influenciar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer evento ou fornecer informações privilegiadas”, a agência deve ser alertada sobre o assunto prontamente. 

Sobre a ITIA

A ITIA é a organização responsável por proteger o tênis profissional da corrupção e de manipulação de resultado em todo o mundo. É uma versão atualizada do Tennis Integrity Unit. A entidade foi criada depois de uma revisão da integridade do esporte.