Conmebol Quer Libertadores e Sul-Americana Decididas Dentro de Campo
Flamengo foi campeão da Libertadores em 2019. (Foto: Twitter Oficial Flamengo)

Com a pandemia provocada pelo coronavírus, os jogos de futebol foram suspensos no mundo todo. Gradativamente, alguns países estão retomando as atividades. Sendo assim, a Conmebol também começa a se movimentar e projetar a volta da Libertadores e Sul-Americana.

Recentemente, a entidade máxima do futebol na América do Sul voltou a realizar os trabalhos no escritório e espera que os jogos possam ser realizados em breve.

Em nota oficial, o presidente Alexandre Domínguez salientou que o desejo é reiniciar as competições o quanto antes, mas sempre priorizando a saúde de atletas, treinadores e todos os envolvidos na modalidade.

Confira o pronunciamento do presidente da Conmebol, Alexandre Domínguez

“Há mais de dois meses, por causa dessa questão do coronavírus, tomamos a decisão de parar a Libertadores e a Sul-Americana. E também tomamos a decisão de fechar os escritórios e de cuidar e precautelar cada uma das vidas, da saúde das pessoas que trabalham aqui.

Passou o tempo, fomos para nossas casas, fomos obedientes em receber e aceitar o que nossas autoridades sanitárias nos recomendaram. Jogamos como local, mas seguimos trabalhando de casa.

Agora estamos de volta à oficina com um só compromisso: fazer com que, o mais rápido possível, possamos voltar a colocar a Copa Conmebol Libertadores da América e a Copa Sul-Americana a jogar novamente. Estamos trabalhando fortemente em conjunto com todos os países porque nossa única obsessão é que a bola siga rolando. Com a ordem de prioridades: primeiro a saúde e depois a competição.

E quero deixar a mensagem: que nós temos esse compromisso e vão ser disputados ambos os campeonatos e serão encerrados (no campo). Cuidem-se, pois o mais importante é que, quando voltarmos, estejamos todos juntos”.

Possível data para retomada das competições

Vale lembrar que a Libertadores foi interrompida ainda na segunda rodada da fase de grupos. O clássico brasileiro envolvendo Grêmio e Internacional foi o último confronto oficial ainda no dia 12 de março.

Em matéria recente, o jornal argentino Olé chegou a revelar uma projeção da Conmebol de voltar com Libertadores e a Copa Sul-Americana a partir do mês de setembro.