Exclusivo- Nathan Marion, da Volt.io, analisa o fenômeno do Pix no Brasil

Lançada em 2019, a Volt.io mostrou como o open banking tinha o poder de transformar a forma como as empresas, onde quer que estejam, recebessem pagamentos de seus clientes. Construiu-se então, um super gateway de pagamentos aberto que permite que comerciantes em todo o mundo recebam pagamentos diretos de conta a conta – em tempo real.

O portal iGaming Brazil traz hoje uma entrevista exclusiva com Nathan Marion, Gerente Geral da Volt.io, onde ele analisa a estrutura de pagamentos atual existente, em particular, o revolucionário Pix.

Segundo ele: “a infraestrutura brasileira de pagamentos em tempo real já impactou profundamente indivíduos e empresas, reduzindo os custos e melhorando a forma como as pessoas transferem dinheiro umas para as outras, aceitam pagamentos ou pagam por um produto ou serviço.”

Confira a entrevista na íntegra.

iGaming Brazil – Há quanto tempo você está na Volt.io trabalhando com pagamentos?

Nathan Marion – Estou no mercado de pagamentos direta ou indiretamente há mais de 10 anos. Meu background é vendas, digital e tecnologia, e tenho uma paixão por tecnologia financeira (fintechs), pois estas podem ter um impacto real na vida e dia a dia das pessoas. Gosto muito do exemplo do Pix, uma iniciativa do Banco Central do Brasil que mudou o cenário de pagamentos no país e impactou a vida de muitos brasileiros.

Na Volt.io faz 1 ano, liderando a expansão da companhia na América Latina, e contribuindo nesta revolução dos pagamentos instantâneos que está ocorrendo em todo o mundo.

iGaming Brazil – Segundo dados, o Pix atingiu cerca de 130 milhões de usuários em maio do ano passado, sendo 120 milhões de pessoas físicas e quase 10 milhões de empresas. Você poderia fazer um balanço sobre os pagamentos instantâneos (Pix)?

Nathan Marion – O Pix é um fenômeno de adoção no Brasil e um exemplo global de implementação de uma infraestrutura de pagamentos instantâneos em um país. Em Nov/22 o Pix completou 2 anos, e em tão pouco tempo já teve tanto impacto no nosso sistema financeiro, na vida das pessoas e dos negócios online e offline no Brasil. Alguns números relevantes que expressam que 2022 foi o ano do Pix:

– 130 milhões de pessoas o que representa 77% da população adulta no país usa o Pix;

– 11 milhões de empresas fizeram pelo menos uma transação com o Pix;

– De 21/10 a 22/10, Pix cresceu 118% de 1,2 bilhões de transações para 2,5 bilhões de transações;

– As transações P2B (Pessoas pagando Empresas) cresceram de 5% para 23% do total das transações Pix.

– Superou R$ 1 trilhão em volume de transações em um único mês (Setembro/22);

– No 2T/2022 tornou-se o método de pagamento digital mais utilizado (número de transações) no Brasil, ultrapassando cartões;

É impressionante ver que estes números continuam a crescer mês-a-mês. No último dia 20 de dezembro de 2022, o Pix bateu um novo recorde ao ultrapassar a marca de 100 milhões de transações em um único dia. E esse impacto dos pagamentos instantâneos é o que veremos acontecendo em todo o mundo nos próximos anos.

Pix é uma parte cada vez mais importante da vida cotidiana dos brasileiros – e mostra a força e o impacto que os pagamentos em tempo real podem ter. E esse impacto dos pagamentos instantâneos é o que veremos acontecendo em todo o mundo nos próximos anos.

iGaming Brazil – Qual o impacto do sucesso do Pix e de pagamentos instantâneos para os nossos vizinhos na América Latina?

Nathan Marion – Segundo o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, o Pix custou menos de US$ 4 milhões para ser desenvolvido. Se olharmos a rápida adoção da população e o impacto na economia, com diminuição de custos para pessoas e negócios, democratização do acesso a serviços financeiros básicos, redução do uso de papel moeda, eficiência no processo transferências, entre tantos outros pontos positivos; não há como não ter impacto na região. E por isso já vemos iniciativas semelhantes e muitos países se espelhando da experiência brasileira para implementar sua infraestrutura de pagamentos instantâneo.  A verdade é que existem hoje cerca de 60 países no mundo que estão implementando ou já implementaram algum método ou infraestrutura de pagamentos instantâneos. Vemos que esse é um movimento global no qual o Brasil se destaca.

No final do ano passado o próprio Roberto Campos Neto anunciou que o Banco Central iria liberar publicamente os protocolos do Pix permitindo que outros países e bancos centrais “copiassem” gratuitamente. Seria uma espécie de “Open Source” do Pix.

iGaming Brazil – Quando o Pix vai passar a ser internacional?

Nathan Marion – O Banco Central do Brasil anunciou que estava iniciando conversas com o Bank for International Settlements (BIS), quem também é visto como o “Banco Central dos bancos centrais” para estudar uma iniciativa ainda como protótipo do Nexus que visa conectar sistemas de pagamentos instantâneos de diferentes países criando conectividade global para transferências internacionais usando métodos de pagamento local. É um projeto muito interessante, mas ainda em fase muito inicial de análises. O mercado não espera muitos avanços antes de 2024, e o próprio BC incluiu o projeto “Pix Internacional” como um “produto em prospecção” na sua agenda de 2023.

O que muitos não sabem é que o Pix já pode ser usado para transações internacionais. Através de companhias como a Volt.io, empresas estrangeiras podem habilitar o Pix como método de pagamento permitindo assim que usuários brasileiros paguem com Pix (com sua conta bancária Brasileira em Reais), mas estas empresas receberão os valores em sua moeda de escolha na sua conta bancária fora do país. Em outras palavras, os consumidores brasileiros podem comprar produtos e serviços de empresas estrangeiras, ou enviar dinheiro para fora, pagando com Pix.

iGaming Brazil – Por que a Volt.io se diferencia das demais empresas de seu setor?

Nathan Marion – Dezenas de países estão implementando infraestruturas locais de pagamentos, que também são conhecidos com real-time account-to-account (A2A), através de uma infraestrutura própria ou meio de pagamento local, ou através de uma regulamentação de Open Banking.

O A2A em tempo-real é uma oportunidade para os estabelecimentos permitirem que os consumidores iniciem pagamentos diretos de suas contas bancárias de forma rápida, conveniente e segura. Os estabelecimentos comerciais recebem seus recursos nos mesmo segundo, ao invés de dias, como acontece em outros meios de pagamento tradicionais, e com taxas significativamente mais baixas. Os pagamentos instantâneos (A2A) também são intrinsecamente mais seguros, autenticados minimizando e eventualmente eliminando a fraude de outros métodos.

Ainda assim, a nova infraestrutura global em tempo real tem foco doméstico, como exemplos do Pix, apenas disponível no Brasil.  As formas e métodos de pagamento instantâneo são de propriedade e operados por reguladores e bancos locais em cada mercado doméstico. Eles também são normalmente tecnologicamente fragmentados.

O Volt então disponibiliza em uma única API/Integração acesso a todas as redes de pagamento instantâneos de nova geração, possibilitando que qualquer estabelecimento ou provedor de pagamentos tenha acesso aos principais meios de pagamento instantâneos nos principais mercados globais.

iGaming Brazil – Quais são os próximos projetos da Volt.io para este ano? E qual é a projeção do uso do pix daqui pra frente.

Nathan Marion – A Volt.io segue expandindo globalmente na Américas e APAC construindo a rede internacional de pagamentos em tempo real conectando métodos instantâneos locais (e.g. Pix)_ a uma única plataforma global e possibilitando que empresas e provedores de pagamento de todo o mundo se conectem rapidamente a todos estes países em uma única integração com a Volt.io.

Além disso, seguimos fornecendo o que há de melhor e mais avançado em pagamentos instantâneos e Open Banking onde já operamos.

Em relação ao Pix em 2023: Em Dez/22, o Banco Central anunciou no Fórum Pix as prioridades e funcionalidades a serem desenvolvidas para o Pix em 2023. O grande foco para o próximo ano está em um dispositivo de segurança para coibir o uso de contas de “laranjas” e minimizar a fraude no ecossistema de pagamentos instantâneos e o Pix Automático, que possibilitará atender a demanda crescente de pagamentos recorrentes como assinaturas, serviços de streamings, serviços públicos, escolas, entre outros, que hoje são apenas atendidos pelo cartão de crédito ou débito em conta. Na minha visão o Pix Automático irá acelerar ainda mais a adoção do Pix no P2B (Person to Business) que terá uma explosão de crescimento, visto as inúmeras vantagens que o Pix trará para este segmento de recorrência.

A agenda de 2023 também inclui uma nova versão do MED (Mecanismo Especial de Devolução), o MED 2.0, focando em aumentar a eficiência da devolução em caso de fraude. Também o estudo mais de perto, junto ao mercado, do Pix Garantido que são as iniciativas já aplicadas pelo mercado para o parcelamento do Pix, e o Pix Internacional, que expliquei melhor anteriormente.

Nós também temos uma expectativa grande sobre uma melhor integração do Pix com o Open Finance, duas iniciativas do BCB de muito impacto para o Sistema Financeiro Brasileiro, que tem muita sinergia em pagamentos, mas ainda pouco explorada.