Times da La Liga receberão ajuda para superar queda na arrecadação em função da pandemia

A instituição britânica, Rights and Media Funding Limited deve realizar um empréstimo de cerca de 67 milhões de euros para 11 times de futebol da La Liga.

A quantia será destinada a ajudar financeiramente os times espanhóis em dificuldade em função da pandemia do novo coronavírus, que fez com que todos os times perdessem as receitas oriundas da venda de ingressos e serviços de hospitalidade.

De acordo com o SBC Notícias, o empréstimo será repassado principalmente para as equipes da La Liga SmartBank, a segunda divisão do futebol profissional na Espanha, além dos clubes que acabaram de subir para a elite nacional.

“A obtenção deste tipo de empréstimo é uma prova clara da estabilidade financeira e da confiança no futuro dos clubes espanhóis e da La Liga”, disse José Guerra, diretor-geral da entidade esportiva.

Guerra ainda acrescentou que “abre as portas a um novo canal de financiamento onde os clubes podem ascender ao mercado de forma coordenada” e, assim, encontrar melhores condições de desenvolvimento dentro e fora de campo.

Ainda conforme o diretor-geral, “a La Liga, na sua função de proteger a estabilidade económica do futebol profissional, facilitou o acesso dos clubes interessados ​​a uma ferramenta de financiamento que irá cobrir as necessidades de liquidez das equipes participantes, otimizando as suas possibilidades de financiamento e reforçando a estrutura de capital”.

Para assegurar essa oferta de empréstimo, a instituição responsável pelo campeonato de futebol espanhol atuou em parceira com os escritórios de advocacia JB Capital e Pérez Llorca.

Sobre a La Liga

A Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional, conhecida unicamente como La Liga ou Liga das Estrelas, é uma das competições de futebol mais prestigiadas da Europa.

O campeonato esportivo é disputado por 20 clubes, sob o sistema de disputa de pontos corridos, onde os clubes jogam entre si no modelo de turno e returno.