Apple Enfrenta Ação Judicial sobre Caixas de Saque na App Store
Foto: European Gaming

A Apple está enfrentando uma ação coletiva por supostamente permitir o jogo através de caixas de saque (chamados Loot Boxes) nos jogos da App Store.

A empresa já está ciente de que as ‘caixas de saque’ estão operando, pois exige que os criadores divulguem as “chances de ganhar”, de acordo com o processo. Mas não solicita uma notificação da existência desses mecanismos de jogo.

As empresas também podem definir suas próprias classificações etárias, possibilitando que um aplicativo considerado adequado para crianças inclua elementos de jogo. O processo cita vários jogos que dependem de caixas de saque, incluindo Mario Kart Tour, FIFA Soccer, Roblox e Brawl Stars.

O processo contra a Apple foi aberto por Rebecca Taylor, uma mãe cujo filho supostamente caiu nessas táticas “predatórias” de gasto de dinheiro enquanto estaria brincando em um “jogo” considerado adequado para a sua faixa etária até então.

O que são caixas de saque (Loot Boxes)?

As Caixas de Saque são uma maneira de os videogames venderem itens para os jogadores. Eles são um subconjunto de compras mais gerais no aplicativo que fornecem armas, roupas e habilidades aos jogadores. Qualquer jogo que inclua compras no aplicativo divulga isso no ponto de venda. Onde os jogos estão Classificação PEGI eles exibirão o descritor de compra no aplicativo.

Loot Boxes são diferentes de outras compras no aplicativo porque, em vez de comprar um item, você está comprando um pacote misterioso que conterá itens desconhecidos. Alguns desses itens podem ser raros e têm mais valor virtual, enquanto outros são menos raros e, portanto, valem menos no jogo.