Na última semana, uma comitiva do Governo do Tocantins visitou a Loteria Estadual do Maranhão (Lotema) em São Luís. A Lotema foi escolhida como modelo de boas práticas para fortalecer a implantação da Loteria Estadual do Tocantins.
Durante a visita, membros do Comitê Integrado de Gestão do Tocantins conheceram os sistemas de arrecadação, controle interno e soluções tecnológicas da Loteria do Maranhão, buscando aprender com seu sucesso.
Intercâmbio com a Lotema pode ser bom para o Tocantins
Assim, durante a visita, a comitiva discutiu temas como políticas de investimento, distribuição de recursos e tecnologias para otimização de processos. A programação incluiu uma apresentação sobre a história e estrutura da Lotema, além de um tour pelas áreas operacionais.
Dessa forma, a troca de informações entre os estados do Tocantins e Maranhão foi crucial para o avanço da Loteria Estadual do Tocantins, que será implantada por meio de uma concessão com o consórcio Lototins.
O secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson, enfatizou a importância da visita para o aprendizado. “A Lotema demonstra que uma gestão eficiente e transparente gera não apenas recursos financeiros, mas também impactos sociais positivos. Queremos aplicar essas lições no nosso projeto de loteria estadual.”
Loteria do Tocantins terá início em 2025
A implantação da Loteria Estadual do Tocantins tem grandes expectativas de impacto positivo. O contrato de concessão entre o Governo do Tocantins e o consórcio Lototins prevê a instalação de pontos de venda em todos os 139 municípios do estado, com as operações com previsão de começo no primeiro semestre de 2025.
Assim, o projeto terá duração de 20 anos e tem como objetivos:
- combater as apostas ilegais
- gerar emprego e renda
- estimular a economia
- financiar projetos sociais, especialmente voltados ao incentivo ao esporte
Assim, a visita à Lotema no Maranhão reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em adotar as melhores práticas de gestão e operação na criação de sua própria loteria estadual. O objetivo é garantir que a operação da Loteria Estadual do Tocantins seja inovadora, eficiente e gere benefícios sociais significativos para a população tocantinense.
Participaram da visita o(s):
- Secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson
- Diretor de Administração e Finanças da SPI, Thiago Vinicius Lima Duques
- Membros do CIGEMF da Loteria Estadual do Tocantins: Álan Rickson, Marcos Roberto Moura de Souza, George Sarmento e Marcondes Martins.
Portanto, a comitiva tocantinense retorna com a missão de aplicar o aprendizado adquirido na criação de um modelo de loteria eficiente e socialmente responsável.