Loterias Caixa estendem patrocínio ao Comitê Paralímpico Brasileiro por mais um ano
Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

As Loterias Caixa divulgaram a continuidade do acordo de patrocínio ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no valor de R$ 24,7 milhões por mais um ano, valendo entre junho de 2021 e junho de 2022.

Os valores para a formação de esportistas virão do Fundo de Desenvolvimento das Loterias (FDL) e beneficiarão cerca de 26 mil atletas do Brasil inteiro, desde categorias de base até alto rendimento. O acordo estabelece o aumento da presença do CPB no território nacional, com ações em todos os estados.

A ampliação do acordo contempla 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro esportivo e vôlei sentado.

“O CPB e a Caixa formam uma parceria de sucesso há quase duas décadas e ficamos muito felizes com a renovação do vínculo. É parte inexorável da história do Movimento Paralímpico brasileiro, pela enorme contribuição no desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência no Brasil”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Conrado acrescentou: “Juntos, acumulamos vitórias nos campos, pistas, arenas, piscinas e quadras do mundo inteiro. Uma relação sólida e duradoura que certamente continuará por muito tempo sendo vitoriosa não só para a Caixa e para o CPB, mas para a causa das pessoas com deficiência deste país”.

Loterias Caixas apoiam o CPB desde 2003

O presidente do banco, Pedro Guimarães, afirmou ao renovar com o Comitê Paralímpico, que a Caixa Econômica Federal está comprometida em colaborar com fomento ao esporte e os esportistas muito além do fato de apenas conquistar medalhas.

“A Caixa tem forte identificação com o esporte paralímpico e está presente em inúmeros projetos voltados para pessoas com deficiência, incluindo nossa proximidade com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já são 18 anos de história da Caixa com o Comitê”, declarou Guimarães.

As Loterias Caixas contribuem com o paradesporto nacional, por meio do CPB, desde 2003, no total de R$ 271,3 milhões em patrocínio. Ao longo deste tempo, os esportistas já marcaram presença em quatro Jogos Paralímpicos e trouxeram 195 medalhas para o país. Além disso, o Brasil saltou 24ª colocações no ranking mundial, saindo de 14º em Atenas para 8ª posição na Rio 2016.

Apenas no período de 2017 a 2020, o CPB promoveu 864 eventos esportivos ou educacionais no país inteiro, com uma média de 216 atividades por ano. Ações como o “Festival Paralímpico”, que alcançou mais de 16 mil crianças e jovens em todos os estados em duas edições.

Esse programa está vinculado a duas novidades deste ciclo, que servem para ampliar as possibilidades do jovem com alguma deficiência e que sonha seguir no esporte: a Escola Paralímpica de Esporte e os Centros de Referência.

Além disso, a “Educação Paralímpica” qualificou 15 mil profissionais no curso de curso de “Fundamentos Básicos Do Esporte Paralímpico” via EaD (Ensino à Distância), e realizou 234 worshops que capacitaram 8 mil pessoas. De 2017 até agora, já são mais de 23 mil profissionais formados para apoiar o esporte paralímpico.

Planos para o paradesporto brasileiro

Em relação ao esporte de alta performance, o país faturou resultados inéditos nos torneios mundiais de atletismo, em Dubai 2019, e natação, na Cidade do México 2017. Outra façanha histórica aconteceu nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

Depois de nove dias de disputas, os atletas apoiados pelas Loterias Caixa bateram a marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhuma nação jamais conseguiu tantas vitórias em um único Parapan. O Brasil foi primeiro colocado geral, contando com o dobro de ouros do segundo lugar no quadro de medalhas, os Estados Unidos.

Além dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, estão programadas para o ciclo de extensão do patrocínio as seguintes atividades para esporte de alto rendimento: Programa Loterias Caixa de Atletas de Alto Nível; Prêmio Paralímpicos; Atleta Cidadão; Educação Paralímpica; Campeonato Brasileiro Loterias Caixa e Circuito Brasil Loterias Caixa.

Já para a captação e formação e esportistas, entre as ações sociais, estão agendados: Festival Paralímpico; Centros de Referência Paralímpicos; e Programa Movimente-se, que movimentam aproximadamente 20 mil pessoas por ano em todo o país.