Aprovação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil é prioridade para Bacelar
Deputado Bacelar é o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Foto: Agência de Notícias da Câmara

O deputado Bacelar (Pode-BA) foi eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para mandato de um ano. Ele apontou três prioridades para a ajudar a impulsionar o turismo brasileiro, sobretudo, em um cenário pós-pandêmico.  

“O turismo no Brasil teve perdas de R$ 290 bilhões na pandemia, e 397 mil postos de trabalho foram fechados. Hoje conta com apenas 42% das receitas que tinha e também precisa de ajuda no curtíssimo prazo”, afirmou.

De acordo com o novo presidente, como opção aos grandes eventos, suspensos desde o ano passado, aparece a regulamentação do mercado de jogos. Afinal, o Marco Regulatório dos Jogos (PL 442/91) aguarda a votação em Plenário e foi apontado como algo essencial por Bacelar para o país neste momento.

“Agora na Comissão de Turismo, como seu presidente, teremos três prioridades: a aprovação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil, a segunda é construir as bases para a retomada do turismo no país e, finalmente, transformar a comissão em um grande centro de inteligência turística para construir as bases do turismo brasileiro no pós pandemia, tudo isso com muita participação e muita democracia”, afirmou.

O deputado também salientou que a atividade turística é uma das mais relevantes para a economia e geração de emprego e renda. “Para se ter uma ideia, no Brasil, o turismo participa com 10% do PIB e gera 9% dos empregos formais deste país. Esse setor tão importante para a nossa economia foi o mais atingido pelas consequências da pandemia”.

Perfil do deputado Bacelar

O novo presidente da Comissão de Turismo está no segundo mandato de deputado federal. Ele assumiu o primeiro mandato ainda em 2015 pelo PTN, que alterou o nome da legenda para Podemos em 2017. Além disso, ele participou de comissões de Turismo, de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O deputado é formado em administração pela Universidade Federal da Bahia, contando com mestrado pela na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Antes de chegar ao Congresso, Bacelar foi deputado estadual em duas ocasiões na Bahia, além de vereador e secretária da Educação e Cultura de Salvador.

Sobre a Comissão de Turismo da Câmara

A Comissão de Turismo, conta com 20 titulares e suplentes, avalia projetos referentes a política e ao sistema brasileiro de turismo, serviços da área; e a cooperação com entes públicos e não-governamentais nacionais e internacionais que trabalham em projetos voltados para esse segmento.