Influenciadores-e-organizacoes-emitem-carta-contra-regulamentacao-dos-eSports-no-Brasil.

Recentemente os jogadores, Felipe “brTT” Gonçalves (LoL), Bruno “Nobru” Goes (Free Fire), a apresentadora Nyvi Estephan e as organizações paiN Gaming, INTZ e Team One, prepararam uma carta aberta dedicada aos deputados estaduais de São Paulo, demonstrando oposição diante a regulamentação dos eSports.

Com a hashtag #TodosContraPLS383, vários nomes como Leo de Biase (COO da BBL Esports) e Gabriel “FalleN” Toledo expressaram a sua opinião contra o projeto de lei, que tem como objetivo regulamentar os eSports no Brasil, por meio da criação de federações e confederações que não possuem, necessariamente, um vínculo com o mercado dos jogos eletrônicos.

Em uma audiência do Senado Federal liderada pela senadora Leila do Vôlei, realizada em 2019, foi debatida a questão do futuro dos esports, e nomes como Lucas Simon, CEO da INTZ, e Cherrygums, CEO da Black Dragons, expuseram suas opiniões sobre como o sistema deveria funcionar. Além disso, a audiência contou também com declarações de psicólogos e políticos.

A carta aberta dos grandes nomes dos eSports no Brasil

Na carta emitida pelos jogadores, organizações e representantes, é solicitado que as pessoas mais atuantes neste mercado também entrem no debate público que decidirá o futuro do cenário competitivo no país, já que eles exercem uma grande influência na modalidade dentro do Brasil.

As personalidades e entidades que assinaram a carta enviada aos parlamentares são: Nobru, brTT, Nyvi Estephan, Cherrygums, Cerol, Baiano, Jukes, Caju, Rafifa, FURIA, paiN Gaming, BBL Esports, AfroGames, W7M Esports, Santos, INTZ, Ebrainz, 7WPlay, Team One, Mais Esports, Webedia, Fluxo, GamersClub, LnK Gaming, Vorax, MEC Inc e Mario Marconini.

Sobre o ‘PLS 383/2017’

O projeto de lei do Senado (PLS) 383/2017, que regulamenta os esportes eletrônicos (eSports), vem enfrentando uma forte resistência da comunidade gamer. Os pontos mais importantes levados em consideração na hora da criação do projeto de lei são: a violência presente em alguns dos jogos utilizados em competições e a submissão a confederações criadas para organizar os esportes eletrônicos.