Ao todo, 35 associações de toda a região da Concacaf (Confederação da América do Norte, América Central e Caribe de Futebol) se reuniram esta semana para iniciar a terceira edição do Programa de Integridade Global da FIFA, uma iniciativa dedicada a melhorar a educação e desenvolver a capacidade de integridade no futebol.
Na mesma linha dos eventos anteriores promovidos pela FIFA junto a AFC e a CONMEBOL, a edição da Concacaf contará com cinco sessões com a participação de especialistas em integridade e anticorrupção da FIFA, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e muitos outros profissionais compartilharão informações com representantes da América do Norte, Central e do Caribe.
De acordo com o site oficial da Fifa, a edição envolvendo os membros da Concacaf começou no dia 11 de agosto e será encerrada em 15 de setembro. Os módulos envolvem o debate de tópicos relevantes para o futebol na atualidade, incluindo o estabelecimento de uma iniciativa de integridade, proteção da concorrência, estratégia de mídia, cooperação entre as partes interessadas, melhores práticas e investigações.
Alinhado com a visão geral da FIFA de tornar o futebol verdadeiramente global e seu compromisso contínuo de proteger e promover a integridade do jogo, o Programa de Integridade Global da FIFA visa melhorar a educação e desenvolver a capacidade de integridade em todas as 211 associações-membro por meio do compartilhamento de know-how avançado e recursos com oficiais de integridade.
Também reflete o objetivo do UNODC de apoiar governos e organizações esportivas em seus esforços para proteger o esporte da corrupção e do crime. Para obter mais informações sobre o trabalho do UNODC na proteção do esporte, clique aqui.
Sobre a FIFA
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) dirige as associações nacionais de futsal, futebol de areia ou futebol de praia e futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo. A organização foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique, na Suíça.