Projeto do Hard Rock é paralisado na Espanha por não atender aos critérios ambientais

O projeto de fazer um Hard Rock junto ao Port Aventura foi paralisado. O Departamento de Ação Climática do Governo da Catalunha, na Espanha, emitiu um relatório desfavorável que parou o processo. O documento indica que o projeto não atende aos critérios de sustentabilidade ambiental exigidos.

Nesse sentido, a documentação menciona a “falta de concretude nas compensações ambientais e garantia de conectividade ecológica”. Segundo a instituição, esses são aspectos “importantes e essenciais” para garantir requisitos ambientais “mínimos” no projeto.

O relatório representa um novo obstáculo no caminho de um projeto que já teve que aprovar dois Planos Diretores Urbanos (PDU). O Superior Tribunal de Justiça da Catalunha (TSJC) derrubou o primeiro, que precisou ser refeito. O segundo PDU do Consorci Recreatiu Turístic de Vila-seca i Salou foi inicialmente aprovado em fevereiro passado.

Expectativa é que projeto da Hard Rock possa avançar com ajustes solicitados

As primeiras reações à notícia vieram da Câmara Municipal de Vila Seca. O prefeito, Pere Segura, quis minimizar o laudo desfavorável, garantindo que o novo PDU atenda aos requisitos ambientais. Segura acredita que, com as modificações necessárias, o projeto poderá avançar.

No entanto, a Câmara de Vila Seca reconheceu que a iniciativa poderá sofrer novos atrasos devido a divergências entre departamentos do governo. Por isso, lamenta que, passados ​​dez anos, ainda não tenha sido possível concluir a tramitação administrativa de um projeto que considera “chave” para a região.

Segura lembra que o projeto da Hard Rock é um projeto “queridinho do território, com precaução e sensibilidade. Mas chegará um ponto em que os investidores ficarão loucos”. “Não é normal” passar dez anos “processando, discutindo e discernindo certas questões”, complementou.

O prefeito reiterou que o projeto deve ser “uma aposta para o país”. E, mencionou as divergências que há ainda em relação à distribuição da tributação do projeto. Conforme Pere Segura, ainda não existe previsão para um acordo. “Não melhoramos muito, mas sempre há vontade de chegar a acordos e, de uma forma ou de outra, chegaremos lá”, concluiu.