Associação Uruguaia de Futebol e Sportradar se unem para proteger integridade esportiva e prevenir a manipulação em competições

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) iniciou um programa de integridade para jogadores e dirigentes de suas competições, desenvolvido e implementado pela Sportradar, com o intuito de identificar viciações de resultados e proteger o esporte.

O programa apresenta conteúdo educacional exclusivo e personalizado, adotando aprendizado interativo e situações da vida real para destacar os riscos e circunstâncias potenciais da manipulação de partidas. Durante os workshops, a Sportradar oferece informações importantes extraídas da ampla experiência da empresa em monitorar, detectar e investigar a manipulação de partidas em todo o mundo.

No total, seis workshops estão previstos para as equipes profissionais nacionais do Uruguai Sub17, Sub20 e principais, masculinas e femininas. A primeira sessão aconteceu na última semana no Complexo Celeste da AUF com uma equipe de juvenis Sub-20, estando as próximas agendadas de acordo com o calendário de competições da Celeste.

Sistema da Sportradar presente em torneios de todas as divisões

O Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS – Universal Fraud Detection System) da Sportradar está em operação nos Campeonatos da Primeira e Segunda Divisão Profissional da AUF por meio de um acordo que a empresa assinou com a FIFA e a CONMEBOL em 2017.

Além disso, desde 2021 a Terceira e Quarta divisões nacionais passaram a ser monitorizadas após um acordo entre a AUF e a Sportradar, que acrescentou o monitoramento das competições restantes da entidade.

O Diretor de Serviços de Integridade da Sportradar, Andreas Krannich, afirmou: “A Sportradar Integrity Services oferece workshops educacionais para clubes e ligas parceiros todos os anos em todo o mundo. Estamos honrados que a AUF tenha nos escolhido para esta iniciativa vital e esperamos trabalhar juntos na luta contra a manipulação de resultados e para proteger o futebol uruguaio”.

A manipulação de resultados continua sendo uma ameaça constante e crescente no mundo do esporte. O ano de 2022 está a caminho de definir o recorde de ter o maior número de partidas suspeitas da história do UFDS com a probabilidade de alcançar 1.000 partidas suspeitas pela primeira vez.

Os programas de Educação e Prevenção de Integridade fazem parte do Sistema Universal de Detecção de Fraudes da Sportradar (UFDS).