1 / 1 – FIFA e UNODC concluem programa global de combate a manipulação de partidas no futebol .jpg

A FIFA e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) concluíram o seu primeiro programa de educação sobre integridade internacional, concebido para apoiar todas as 211 federações afiliadas nos seus esforços para combater a manipulação de jogos no futebol.

Lançado no ano passado pela FIFA em colaboração com o UNODC, o Programa de Integridade Global da FIFA teve como objetivo educar e desenvolver a capacidade de integridade dentro de 211 federações, além de compartilhar conhecimentos e recursos com os responsáveis pela integridade no futebol e até mesmo nas apostas esportivas.

Desde seu lançamento em março de 2021, mais de 400 representantes de governos e associações de futebol de todo o mundo participaram de 29 workshops que cobriram vários tópicos chave, incluindo o estabelecimento de uma iniciativa de integridade, relatórios, proteção de concorrência, cooperação entre as associações membros e a aplicação da lei.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse: “Integridade, boa governança, ética e fair play – são valores que estão no coração do futebol e que são fundamentais para garantir a confiança no nosso esporte”.

“Reunindo mais de 400 participantes de todo o mundo, o Programa de Integridade Global da FIFA, entregue em conjunto com o UNODC, proporcionou uma importante plataforma para educar e fortalecer os esforços contínuos de combate à manipulação de partidas e de proteção da integridade do futebol”.

“Gostaria de agradecer ao UNODC e à Sra. Ghada Waly pela colaboração contínua e espero continuar o nosso trabalho e programas futuros juntos”, completou Infantino.

A diretora executiva do UNODC, Ghada Waly, comentou: “A corrupção e a trapaça não têm lugar em nossas sociedades, e certamente não têm lugar no esporte mais popular do mundo. Por meio do Programa de Integridade Global, a FIFA e o UNODC causaram um impacto real no avanço da integridade no futebol”.

“Continuaremos trabalhando em parceria com a FIFA para proteger o futebol contra a manipulação de partidas e outros crimes, e para alavancar a força global que é o futebol em nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, concluiu Waly.

Como parte do Programa de Integridade Global da FIFA, foram realizados workshops em todas as seis confederações, incluindo a Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Confederação Africana de Futebol (CAF), a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), a Confederação de Futebol da Oceania (OFC), a União das Associações de Futebol da Europa (UEFA) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Sobre o Programa de Integridade Global da FIFA

O Programa de Integridade Global da FIFA foi desenvolvido de acordo com a visão geral da entidade de tornar o futebol verdadeiramente global e com o objetivo do UNODC de apoiar governos e organizações esportivas em seus esforços para salvaguardar o esporte da corrupção e do crime.